No primeiro dia do Parapan, o Brasil ganhou 46 medalhas e ficou na liderança geral
19/11/2023 às 17h36
A equipe brasileira foi muito bem no primeiro dia dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, conquistando um total de 46 medalhas, sendo 19 de ouro, 14 de prata e 13 de bronze. Com esse resultado, o Brasil já está em primeiro lugar na classificação geral de medalhas, bem à frente da Argentina, que conquistou apenas cinco medalhas de ouro.
A primeira medalha do Brasil veio com a nadadora Patrícia Pereira na modalidade 50m peito feminino. Ela competiu na classe SB3, que é para atletas com limitações físico motoras. O tempo de Patrícia foi de 58s19, que foi seis segundos mais rápido do que o recorde Parapan-Americano. Outra brasileira chamada Lídia Vieira também ganhou uma medalha na mesma prova. Ela ficou com o bronze e seu tempo foi um pouco menos de 1 minuto e 9 segundos. Além disso, o Brasil ganhou várias outras medalhas nesse dia.
Os nadadores brasileiros tiveram um excelente desempenho no primeiro dia da competição no Chile. Eles conquistaram um total de 19 medalhas, incluindo 10 ouros, cinco pratas e quatro bronzes. Um dos destaques foi Wendel Bellarmino, do Distrito Federal, que ganhou sua primeira medalha de ouro na prova de 50 metros livres (classe S11). Outra nadadora que se destacou foi Alessandra Oliveira, de apenas 15 anos, que conquistou o ouro na final dos 100 metros peito (classe SB4).
Na competição, Mariana D’andrea foi a brasileira que se destacou. Ela competiu na categoria até 73kg e conquistou a medalha de ouro ao levantar 116,3kg. Além disso, o Brasil também ganhou mais duas medalhas de ouro. Caroline Fernandes competiu na categoria até 79kg e levantou 94,7kg, enquanto Lucas Manoel competiu na categoria até 49kg e conseguiu levantar 150kg. Além disso, Ezequiel Correa conquistou a medalha de bronze na categoria até 72kg ao levantar 186kg.
No primeiro dia, os mesa tenistas brasileiros se destacaram. Eles conquistaram um total de 22 medalhas nessa modalidade, sendo seis de ouro, oito de prata e oito de bronze. O destaque foi Danielle Rauen, que venceu Jennyfer Parinos na final brasileira e conquistou o tricampeonato do Parapan-Americano.
Leia também:
Assista a todos os Jogos do Seu Campeonato de Futebol Favorito! Baixe agora e não perca nenhuma partida!
Dia do esportista: mais de 20 promoções por até R$50 para atletas
São Paulo provoca Caio Paulista por trocar o clube pelo Palmeiras
No Goalball, no feminino e no masculino, a equipe brasileira venceu de forma convincente. As argentinas foram derrotadas por 12 x 2 na categoria feminina, enquanto os homens da Colômbia perderam por uma larga vantagem de 11 x 1. Foi uma partida em que o Brasil mostrou seu domínio total.
No entanto, no primeiro dia, o Brasil enfrentou dificuldades e acabou perdendo em duas modalidades: Rugbi e Basquete em cadeira de rodas. No jogo de Rugbi, a derrota foi para a Colômbia com um placar de 55 x 48. Já no Basquete, o Brasil teve um desempenho ruim no final da partida e viu o Canadá vencer por 61 x 44.