Norris conquista o GP da Hungria da Fórmula 1 em mais uma vitória da McLaren; Bortoleto fecha em 6º lugar
Com o triunfo, e com o quarto título seguido da McLaren, o piloto britânico alcança agora 275 pontos no campeonato, em desfavor de Piastri, que possui 2…

O britânico Lando Norris conquistou a vitória no Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 neste domingo (3), no circuito de Hungaroring, ultrapassando o australiano Oscar Piastri, seu companheiro de equipe e principal rival na disputa pelo título do Mundial de pilotos. Com o resultado, Norris alcançou 275 pontos no campeonato, enquanto Piastri acumulou 284.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O piloto britânico George Russell (Mercedes) também alcançou o pódio, enquanto o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que largou na primeira posição e liderou por boa parte da corrida, terminou em quarto lugar. O quinto colocado foi o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin). “Estou morto. Foi difícil. Eu não estava planejando apenas uma parada, mas depois da primeira volta, era nossa única chance de vencer”, disse Norris, que conquistou a 200ª vitória da McLaren na Fórmula 1.
“Eu tentei ao máximo e sabia que, se quisesse passá-lo, teria que ser na curva 1, porque é difícil ultrapassar aqui”, declarou Piastri, que não se surpreendeu com a estratégia do companheiro de equipe: “Lando não tinha muito a perder” após a largada.
LEIA TAMBÉM:
● Brasil conquista bronze na Liga das Nações de vôlei
● Calderano conquista vitória e se classifica para as quartas de final em Foz do Iguaçu
● Leclerc conquista a melhor posição a largar no Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1; Bortoleto ocupa a sétima posição
Bortoleto em sexto lugar.
O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber-Ferrari), que iniciou a corrida em sétima posição, finalizou em sexto lugar e obteve sua melhor marca na temporada de estreia na Fórmula 1. Trata-se da terceira vez que o piloto alcançou a zona de pontuação (entre os dez primeiros) no ano, após o oitavo lugar no Grande Prêmio da Áustria e a nona colocação na Bélgica. Com o resultado em Hungria, o brasileiro de 20 anos acumulou oito pontos na classificação e ascendeu à 17ª posição no Mundial de pilotos.
Estratégia decide.
Leclerc conservou a primeira posição na largada, seguido por Piastri. Norris, que iniciou em terceiro, foi sucedido por Russell e Alonso. Após as primeiras cinco voltas, Leclerc apresentava uma vantagem de dois segundos sobre Piastri, e o australiano liderava o pelotão com um segundo e meio de vantagem sobre Russell, enquanto Norris havia retomado a quarta posição após ultrapassar Alonso, que também realizou apenas uma parada no pit stop.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A metade da corrida, o piloto monegasco da Ferrari possuía uma vantagem de dois segundos sobre Piastri, porém Leclerc alertou pelo rádio que a estratégia da equipe estava errada: “Estamos perdendo muito tempo, vamos perder a corrida”.
A estratégia de Norris provou ser a mais adequada, pois o britânico aproveitou a parada prematura de Leclerc e Piastri para tomar a liderança a cerca de 20 voltas do término. O desempenho ruim de Leclerc se confirmou: o monegasco não apenas perdeu a primeira posição, mas também não alcançou o pódio.
As últimas voltas foram de uma disputa intensa entre os pilotos da McLaren. Piastri, com pneus mais recentes, buscou Norris e os dois quase colidiram na volta anterior, o que motivou a equipe a solicitar que ambos evitasse correr riscos, garantindo a vitória do britânico. O próximo Grande Prêmio da Fórmula 1 será o GP da Holanda, em Zandvoort, nos dias 30 e 31 de agosto.
Classificação do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes) 1h35:21.231
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes) +0.698
George Russell (GBR/Mercedes) +21.916
Charles Leclerc (MON/Ferrari) +42.560
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes) +59,040
Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber-Ferrari) +1:06.169
7. Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes) completou a volta em 1:08.174.
Liam Lawson (NZL/Racing Bulls-Red Bull) com tempo de 1:09.451
Max Verstappen (HOL/Red Bull) +1:12.645
Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes) +1 volta
Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls-Red Bull) +1 volta
Lewis Hamilton (GBR/Ferrari) +1 volta
Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) +1 volta
Carlos Sainz (ESP/Williams-Mercedes) +1 volta
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes) completou 1 volta.
Esteban Ocon (FRA/Haas-Ferrari) +1 volta
Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull) +1 volta
Franco Colapinto (ARG/Alpine-Renault) +1 volta
Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault) +1 volta
Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan