A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou, na quarta-feira (25), que começará a acompanhar os perfis em redes sociais de estrangeiros que buscam vistos de estudante (F, M e J) para ingresso no país. A nova medida, conforme o comunicado, determina que os perfis devem ser configurados para o modo público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida faz parte de um conjunto de ações do governo Donald Trump para fortalecer o controle de entrada de estrangeiros, com o argumento de manter os “mais altos padrões de segurança nacional”. Conforme a embaixada, a verificação das redes sociais será “abrangente e minuciosa”, com o objetivo de identificar conteúdos considerados hostis aos Estados Unidos, seu governo, cultura ou instituições.
De acordo com o Departamento de Estado americano, o procedimento visa determinar se o requerente apresenta risco à segurança do país. “Obter um visto para os EUA é um privilégio, não um direito”, ressaltou a embaixada no comunicado. A exigência de perfis abertos nas redes sociais foi incluída como parte das medidas para retomada da concessão de vistos, que havia sido suspensa em maio. Os consulados devem reabrir em breve o agendamento de entrevistas para estudantes.
LEIA TAMBÉM!
A decisão, segundo o governo americano, é motivada por razões de segurança. “Todos os requerentes devem comprovar de forma convincente sua elegibilidade para o tipo de visto solicitado, incluindo a intenção de participar exclusivamente de atividades compatíveis com os termos de sua admissão”, afirma o texto.
Publicado por Felipe Dantas
Reportagem elaborada com o uso de inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan