Nos EUA, a inflação dos produtores caiu 0,5%, a maior queda desde abril de 2020
15/11/2023 às 19h36
O Índice de Preços ao Produtor (IPP) dos Estados Unidos recuou em outubro deste ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15/11) pelo Departamento do Trabalho do governo americano.
No último mês, o indicador caiu 0,5%, enquanto em setembro tinha aumentado 0,4%. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, em relação a outubro de 2022, o IPP subiu 1,3%, sendo que no mês anterior tinha sido de 2,2%.
Os resultados foram piores do que o mercado esperava. De acordo com as principais projeções reunidas pelo consenso Refinitiv, era esperada uma inflação ao produtor de 0,1% no mês e 1,9% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A inflação ao produtor nos EUA teve a maior queda mensal desde abril de 2020.
O núcleo do índice, que exclui a variação de preços em alimentos e energia, ficou estável (0%) em outubro. Na comparação anual, ficou em 2,4%.
Leia também:
Tim Cook afirma que a Apple vai lançar uma ‘revolucionária’ Inteligência Artificial geradora em 2024
Apple acusa e processa ex-funcionário por vazamento de informações a jornalistas
Depois do dia de hoje (29), não haverá mais transferências via DOC e TEC no Brasil. Acabou!
Aumento nos preços de bens e serviços comprados pelo consumidor.
O resultado do IPP é divulgado um dia depois da taxa de inflação oficial dos EUA referente a outubro. O CPI ficou em 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em setembro, o índice permaneceu em 3,7%, a mesma marca de agosto.
O resultado veio praticamente em linha com as estimativas da maioria dos analistas, que giravam em torno de 3,3% na base anual.
No mês passado, a inflação nos Estados Unidos continuou no mesmo nível que em setembro, sem apresentar variação. No mês anterior, a inflação tinha sido de 0,4%. Os especialistas esperavam que houvesse um aumento de apenas 0,1%.
Os juros são um acréscimo monetário que uma pessoa ou instituição paga quando solicita empréstimo ou faz pagamento parcelado. Os juros são interesses cobrados sobre o valor emprestado ou a prazo e são estabelecidos de acordo com a taxa estipulada pelos responsáveis pelo empréstimo. É importante estar ciente dos juros para fazer um planejamento financeiro adequado e tomar decisões informadas.
A inflação nos Estados Unidos ainda é uma preocupação para o Banco Central do país, conhecido como Federal Reserve. O Federal Reserve é responsável por determinar a taxa básica de juros.
Os investidores aguardavam com expectativa o dado de inflação de outubro, pois ele ajuda o Fed a decidir sobre as próximas mudanças na taxa de juros. Aumentar os juros é a principal forma utilizada pelos bancos centrais para controlar a inflação.
Na última reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) do Fed, eles decidiram manter os juros básicos na mesma faixa dos últimos 22 anos – entre 5,25% e 5,5% ao ano.
Nas últimas 14 reuniões do Fomc, houve elevação dos juros em 11 e manutenção da taxa em três.
A inflação nos EUA está acima do objetivo de 2% ao ano, apesar da desaceleração em outubro.