O suspeito do assassinato a tiros em 1996 do rapper e ator Tupac Shakur, conhecido como 2Pac, foi detido em Las Vegas, Estados Unidos, na manhã desta sexta-feira (29).
Um grande júri indiciou Duane Keith Davis, conhecido como “Keffe D.”, por alegado assassinato.
Uma fonte da polícia com conhecimento da investigação confirmou à CNN a identidade do suspeito.
Shakur encontrou a morte através de um tiro enquanto deixava uma luta de boxe na Strip de Las Vegas. Com a breve idade de 25 anos, sua morte precoce tem alimentado teorias da conspiração e uma investigação que já soma décadas.
Durante esse tempo, Keffe D já havia se comunicado em relação ao crime, alegando que se encontrava no banco dianteiro do Cadillac branco que estacionou ao lado do veículo de Shakur quando disparos partiram do banco traseiro, ocasionando a morte do artista.
O rapper recebeu quatro tiros e seis dias após, faleceu.
Assassinato registrado em debate.
Já havia ocorrido uma revista na casa da esposa de Keffe D., em Henderson, Nevada, em julho, como parte da investigação do assassinato.
Em um dado momento, os agentes apreendem uma cópia do livro de memórias de Keffe D., onde ele descreve a vida das gangues de rua e o homicídio de Shakur.
No documento, ele se descreve como uma das duas únicas testemunhas vivas do assassinato de Shakur, sendo a outra Marion ?Suge? Knight, ex-CEO da Death Row Records, que agora cumpre pena de prisão por homicídio culposo em outro caso não relacionado.
“Vou guardar como segredo, de acordo com o código das vias”, afirmou Keffe D. quando indagado quem dos quatro homens no veículo era o causador por disparar a arma. “Só vou mencionar que foi de um indivíduo que estava na parte de trás”.
Mopreme Shakur, o meio-irmão do rapper Tupac, descreveu como é “agridoce” a notícia da prisão de Keffe D. “Temos experimentado décadas de dor. Este sujeito, fala mais do que devia, é conhecido deles por anos’, afirmou ele. “Por que precisamente agora? Para nós, a situação não está encerrada. Queremos entender o motivo e se existiram co-conspiradores.”
A fonte afirmou que os funcionários do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas planejam conduzir uma entrevista coletiva nesta sexta ainda.