“Nós não somos um puxa-saco dos EUA”, afirma Edinho, presidente do PT
Edinho Silva comentou sobre as medidas anunciadas por Donald Trump ao Brasil; na perspectiva do presidente do PT, o critério se moveu por participação d…
O novo presidente eleito do PT, Edinho Silva, declarou nesta terça-feira (23) que o presidente norte-americano Donald Trump considera o Brasil como um “puxadinho” dos Estados Unidos. Na sua ótica, as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros representam a reação de uma atitude autoritária dos EUA em relação ao governo brasileiro.
Não admitimos um nível de ingerência política em nosso funcionamento, em nossas instituições. Acredito que o governo reagiu na defesa da soberania nacional, nós não somos um puxa-saco dos EUA. Somos um país, somos uma nação, somos um povo. Temos que ser respeitados como país.
Em carta, Trump defendeu o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), classificando de “vergonha internacional” o processo que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) que investiga um suposto plano de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Leia também:
Lula critica frase sobre ‘traficantes’ e pede desculpas
Dino critica ameaças a ministros do STF e cita Gilmar
Moses Rodrigues lidera processo sobre ocupação da Mesa da Câmara
Edinho retrucou, alegando que o governo americano busca interferir no judiciário brasileiro e que essa atitude é “destrutiva” para a economia mundial.
Não tenho dúvidas de que o governo americano deseja interferir no judiciário brasileiro, na legislação brasileira e no direito do Brasil regulamentar suas redes sociais. É um nível de ingerência política em nosso funcionamento, nas nossas instituições, que não podemos aceitar.
O novo presidente do PT ainda declarou que as ações divulgadas pelo governo americano ocorrem em face da incerteza da participação do Brasil nos Brics. O Rio de Janeiro sediou, em julho, a cúpula que reuniu chefes de estado de diversos países. No encontro, Lula assegurou o reforço do comércio internacional e a união dos países em desenvolvimento.
Edinho concluiu que o que move o governo Trump é o Brasil participar dos Brics, ter sediado a última reunião dos Brics no Rio de Janeiro e sinalizar uma expansão dessa organização comercial. É uma postura autoritária dos EUA em relação ao Brasil, como se o Brasil não tivesse o direito de se organizar economicamente.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)