Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. “Nossos últimos repórteres em Gaza vão morrer de fome”, afirma a agência AFP

“Nossos últimos repórteres em Gaza vão morrer de fome”, afirma a agência AFP

Agência solicita evacuação imediata de jornalistas em Israel.

Por: Redação ZéNewsAi

22/07/2025 18:59

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Agência France-Presse (AFP) emitiu um alerta inédito na segunda-feira (21/07) sobre a situação de seus jornalistas que atuam em Gaza.

A agência, pela primeira vez desde sua fundação, reconheceu publicamente o risco de perda de pessoal devido à desidratação, diante da intensificação das operações militares israelenses e do agravamento das condições humanitárias no enclave palestino.

Desde a fundação da AFP em agosto de 1944, registramos jornalistas falecidos em conflitos, colegas feridos e detidos, porém ninguém se recorda de ter testemunhado um colaborador morrendo de inanição.

Leia também:

Internacional Vende Craque para Evitar o Rebaixamento e Dívidas Urgentes

Internacional Vende Craque para Evitar o Rebaixamento e Dívidas Urgentes

Ramón Díaz Sob Pressão: Crise no Internacional e Pedidos de Demissão

Ramón Díaz Sob Pressão: Crise no Internacional e Pedidos de Demissão

André Carrillo no Internacional? Craque do Corinthians fala sobre conversa com Ramón Díaz

André Carrillo no Internacional? Craque do Corinthians fala sobre conversa com Ramón Díaz

Negamos ter visto nossos colegas morrerem, declarou a Sociedade de Jornalistas da AFP (SDJ), que reúne os profissionais da agência.

Rejeitamos a vê-los morrer. Seus pedidos de ajuda, de cortar o coração, agora são diários, frisou em comunicado publicado nas redes sociais.

Saída imediata

A organização solicita a evacuação imediata de seus repórteres locais, sob pena de morte por inanição ou exaustão. Segundo a nota, a AFP tem se baseado unicamente em freelancers para relatar a situação em Gaza desde o início de 2024, após a retirada da equipe internacional e a proibição da entrada de jornalistas estrangeiros.

Desde 7 de outubro, Israel proibiu o acesso de jornalistas internacionais à Faixa de Gaza. Nesse contexto, o trabalho de nossos freelancers palestinos é crucial para informar o mundo. Contudo, suas vidas estão em perigo, razão pela qual solicitamos às autoridades israelenses que permitam sua evacuação imediata, juntamente com suas famílias.

O desespero dos profissionais se manifesta em relatos diretos. Bashar Taleb, fotógrafo freelancer que colabora com a AFP desde 2010, publicou no Facebook: “Não tenho mais poder para cobrir a mídia. Meu corpo está magro e não consigo mais andar”. Ele vive atualmente nas ruínas de sua casa na Cidade de Gaza com os irmãos e relatou que um deles já “caiu” de fome.

A AFP declara que não dispõe mais de veículos, muito menos combustível, para que seus jornalistas se desloquem a realizar reportagens. “Dir-se de carro, de qualquer forma, implica correr o risco de se tornar alvo da aviação israelense”, afirma o texto.

“A cada saída da tenda para cobrir um evento, realizar uma entrevista ou registrar um acontecimento, não tenho certeza se voltarei”, afirma Ahlam, jornalista da agência. O principal problema é a escassez de alimentos e água, confirma.

Busco manter meu trabalho, dando voz às pessoas, documentando a verdade apesar de todas as tentativas de silenciá-la. Resistir não é uma escolha: é uma necessidade.

Governo francês

O jornal Le Monde noticiou que o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Nouël Barrot, solicitou nesta terça-feira (22/07) que Israel autorizasse a entrada da imprensa estrangeira em Gaza, alertando para o risco iminente de fome após 21 meses de conflito.

Solicita que a mídia livre e independente obtenha acesso a Gaza para apresentar o que está ocorrendo e prestar depoimento, declarou Barrot em entrevista à rádio France Inter. Ele afirmou que Paris está “tratando do assunto” e que o governo espera “poder evacuar alguns colaboradores de jornalistas nas próximas semanas”.

Barrot também solicitou o “cessar-fogo imediato” de Israel. “Não há mais justificativa para as operações militares do exército israelense em Gaza”, afirmou. “Esta é uma ofensiva que vai agravar uma situação já catastrófica e causar novos deslocamentos forçados de populações, o que condenamos nos termos mais fortes”, acrescentou.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
AFPcrise humanitáriaevacuaçãofomeGazaIsraeljornalismojornalistasrepórteres
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Mundo

Epstein: Trump, Clinton e Poderes Ocultos Revelados em Novos Arquivos!

19/12/2025 11:16 | 3 min de leitura

● Carflix: A História Surpreendente do Ex-Vendedor que Revolucionou o Mercado de Carros Usados no Brasil!

19/12/2025 11:20 | 2 min de leitura

● Deputados Alvo de Busca da PF: Desvio de Verba e Dinheiro em Casa!

19/12/2025 11:23 | 3 min de leitura

● Obama Revela Lista de Filmes Favoritos de 2025: “O Agente Secreto” em Destaque!

19/12/2025 11:26 | 1 min de leitura

● Petrobras e Braskem: Acordos Bilionários Garantem Fornecimento Vital para Braskem!

19/12/2025 11:29 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!