Nova camiseta remove CO2 do ambiente e o elimina durante a lavagem

A peça será disponibilizada ao consumidor em 22 de maio.

19/05/2025 10h45

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Em setembro de 2024, o setor têxtil acompanhou o desenvolvimento da primeira malha nacional com capacidade de capturar gás carbônico (CO2) do ambiente e removê-lo do processo de lavagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Malwee, como um marco para a moda nacional, anuncia, em primeira mão à CNN, o lançamento da camiseta Ar.voree. A novidade estará disponível ao consumidor a partir de 22 de maio, data que comemora o Dia Internacional da Biodiversidade. Com edição restrita e cor preta, a peça será vendida exclusivamente no e-commerce da marca por R$ 129.

LEIA TAMBÉM:

A indústria da moda é responsável por 2% a 8% da emissão global de carbono, conforme dados de agências da Organização das Nações Unidas (ONU). O setor é reconhecido por ser um dos maiores contribuintes para o aquecimento global e, as mudanças climáticas.

A dinâmica da camiseta “Ar.voree”.

Graças a uma parceria com a startup de Singapura Xinterra, utilizando a tecnologia COzTERRA, a camiseta Ar.voree representa um avanço real no desenvolvimento de soluções regenerativas para a moda. Após 25 usos e lavagens, uma única peça é capaz de capturar a mesma quantidade de CO2 que uma árvore adulta, atuando como um agente de transformação ambiental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acreditamos que a inovação é um dos caminhos mais eficazes para uma moda mais consciente e com menor impacto ambiental. Moda, tecnologia e sustentabilidade precisam caminhar juntas. E esta peça é um convite para que as pessoas também façam parte desse ciclo, afirma Gregório Reis, diretor de marketing do Grupo Malwee.

Esta é a primeira aplicação prática, em vestuário, da tecnologia desenvolvida após dois anos de pesquisa.

O tecido absorve o CO2 da atmosfera, que ao entrar em contato com o sabão líquido ou em pó durante a lavagem, é convertido em bicarbonato de sódio, sendo descartado de maneira segura. Esse processo também recarrega os agentes de captura de CO2 na camiseta, permitindo que ela continue funcionando como um “filtro de carbono” a cada utilização. É uma solução simples, eficaz e sustentável para auxiliar na diminuição do impacto do carbono no meio ambiente.

 

Entenda o que é moda sustentável.

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.