Nova orientação simplifica o diagnóstico de asma em crianças de até cinco anos
Material auxilia na diferenciação de sintomas e aprimora o tratamento inicial da enfermidade pulmonar. Consulte no Poder360.

A GINA 2025 (Global Initiative for Asthma) definiu critérios objetivos para o diagnóstico de asma em crianças com menos de 5 anos. A diretriz mundial, lançada em maio, tem como objetivo aprimorar a identificação da doença nessa faixa etária, onde sintomas respiratórios frequentemente se confundem com outras condições. A íntegra (PDF – 9MB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diagnóstico é confirmado por três critérios específicos: ocorrência de episódios recorrentes de chiado ou pelo menos um episódio com sintomas parecidos aos da asma; a exclusão de outras doenças que provoquem esses sintomas; e a melhoria do quadro com medicamentos específicos para asma.
Antes da publicação desta diretriz, crianças pequenas com sibilância (chiado) recorrente podiam receber apenas um diagnóstico sugerido, sem confirmação definitiva.
LEIA TAMBÉM:
● Brasil acompanha a China e diminui exposição em ativos norte-americanos
● Intensas secas diminuem a capacidade da Amazônia de armazenar carbono
● Tarcísio afirma que a alta das tarifas de Trump pode prejudicar o Produto Interno Bruto de SP
A asma é uma condição multifatorial, associada a fatores genéticos e ambientais. Manifesta-se em todo o país e pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum na infância. Dados do Ministério da Saúde indicam que a asma atinge aproximadamente 20% da população brasileira.
A exposição a vírus respiratórios, alérgenos, poluição e variações climáticas extremas pode provocar crises. Os sintomas típicos incluem falta de ar, sibilo, tosse e sensação de opressão no peito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A doença não possui cura, porém o tratamento adequado possibilita seu controle. Sem acompanhamento médico adequado, as crises podem se agravar, e em casos extremos, resultar em óbito.
Fonte por: Poder 360