Nova tarifa elevará custos de pesquisa e desenvolvimento, afirma ministra
Luciana Santos declara que o Brasil ainda possui grande dependência nas áreas de biologia e tecnologia da informação.

A ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) afirmou que as tarifas sobre produtos brasileiros impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), podem afetar a pesquisa e o desenvolvimento do país. Ela ressaltou a grande dependência do Brasil nessas áreas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sistema tarifário exerce um impacto direto e indireto, devido à nossa grande dependência no campo da biologia, saúde. Na área da tecnologia da informação, isso é muito relevante,” afirmou, citado pelo jornal Folha de S. Paulo.
Santos declarou que o governo está analisando formas de reduzir os impactos no setor. Uma das propostas apresentadas pelo ministério ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a incidência da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico).
LEIA TAMBÉM:
● Tarcísio aparece em primeiro lugar no ranking de confiança dos brasileiros, aponta pesquisa da Datafolha
● Revisão do BPC pela Justiça será implementada nos próximos meses
● “Uma boa logística é tudo que o Brasil precisa”, afirma Alckmin
74% do FNDCT provém da Cide. As grandes empresas de tecnologia não são tributadas por ela,” afirmou.
“Estamos observando, dentro da lógica da lei da reciprocidade, que foi aprovada por unanimidade no Congresso”. Isso demonstra que existe um sentimento de reação soberana em relação ao ataque que estamos sofrendo.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump sancionou uma ordem executiva na quarta-feira (30.jul.2025) que estabelece a alíquota de 50% sobre produtos brasileiros importados para o país. Seguem-se os textos integrais do decreto e do comunicado em português e em inglês.
O governo dos Estados Unidos dispensou de algumas tarifas para determinados setores cruciais da economia americana. Foram isentos do imposto 694 produtos específicos.
Itens estratégicos para a indústria do país, como celulose, minérios e fertilizantes, foram excluídos da medida. Outros produtos, como suco de laranja, petróleo, aviões comerciais e materiais de aviação civil, ficaram isentos das tarifas extras de 40%, sujeitos apenas aos 10% – base do tarifário anunciado em abril. A lista completa com todos os itens está disponível (PDF – 329 kB em português).
A declaração informa que as tarifas visam responder às políticas, práticas e ações recentes do governo brasileiro, que representam uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos.
O texto também menciona “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Luciana Santos considera o papel da família Bolsonaro a mais vergonhosa possível, mencionando “falsos patriotas” e afirmando que o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) “tenta salvar a pele” do pai.
Fonte por: Poder 360