Nove destinos suspendem importação de carne de frango do Brasil

China, México, Uruguai, Argentina, Chile, Coreia do Sul, Canadá, África do Sul e a União Europeia já declararam o bloqueio de produtos brasileiros.

19/05/2025 8h17

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A partir da confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS), nove destinos suspenderam as importações de carne de frango do Brasil. São eles:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns países suspenderam a importação de carne de frango apenas da região afetada. Trata-se dos Emirados Árabes Unidos e das Filipinas.

No domingo (18.mai.2025), o Poder360 esteve presente em um encontro entre jornalistas e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), na Embaixada do Brasil em Roma (Itália).

LEIA TAMBÉM:

Na ocasião, Alckmin declarou que o Ministério da Agricultura adotou “todas as providências” e que o caso da gripe aviária se restringe ao município de Montenegro. “O Brasil é um exemplo para o mundo de compromisso com a questão sanitária”, afirmou o vice-presidente.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou à Broadcast Agro que as interrupções são parte de protocolos combinados entre o Brasil e os países importadores. A diretriz desses acordos estabelece o bloqueio automático em caso de doenças em propriedades rurais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fávaro argumenta que o Brasil busca negociar a regionalização do procedimento, visando demonstrar que outras áreas não sofreram impactos.

Desde o primeiro foco de gripe aviária em aves selvagens há dois anos, intensificamos a revisão do protocolo com vários países. Com alguns países, ainda não foi concluída a tarefa. É possível que consigamos essas mudanças, comprovando que outras regiões não têm risco e, com isso, a liberação dos embarques das demais regiões.

O Brasil é o maior exportador mundial de frango. Em 2024, o setor movimentou mais de 5 milhões de toneladas do produto. As vendas internacionais concentram-se na China, Japão, Emirados Árabes Unidos e União Europeia.

No sábado (17 de maio), o Ministério da Agricultura e Pecuária informou ter localizado os ovos fornecidos pelo estabelecimento avícola que registrou focos de gripe aviária. Os produtos estão nos estados do Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O governo confirmou na sexta-feira (16.mai) o diagnóstico de gripe aviária em uma granja de Montenegro. Em comunicado, informou que a doença “não é transmitida pelo consumo de carne de aves, nem de ovos”.

O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência zoonosantitária no município gaúcho por 60 dias.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.