Novo papa, Leão XIV fala português e deve visitar o Brasil em abril
Enquanto cardeal, ele seria o responsável por conduzir os retiros dos bispos do Brasil, porém o evento foi cancelado após o falecimento de Francisco.

O papa Leão 14, eleito nesta 5ª feira (8.mai.2025), tinha uma viagem agendada ao Brasil para abril deste ano, quando ainda era o cardeal Robert Prevost. O líder religioso deveria participar do retiro anual, de 30 de abril a 9 de maio no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, mas o evento foi cancelado devido à morte do seu antecessor, Francisco, em 21 de abril.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil convidou o então prefeito do Dicastério dos Bispos, D. Jaime Spengler, para ser o pregador do encontro em fevereiro de 2025. Não seria a primeira vez que o papa recém-eleito visitava o país, tendo estado no Brasil em 2012 e em 2013, em Guarulhos e Belo Horizonte, respectivamente.
O secretário-geral da CNBB, D. Ricardo Hoepers, afirmou que o novo papa tem um “carinho e um amor muito grande com o Brasil”. Segundo o jornal especializado National Catholic Reporter na cobertura da Igreja Católica, Prefeito é fluente em português, inglês, espanhol, italiano, francês, além de ler latim e alemão.
Leia também:

Tribunal analisa e descarta pedido de Nunes contra Tabata relacionado a declarações feitas em discussão

57 milhões de brasileiros residem em áreas urbanas com baixo desenvolvimento, aponta pesquisa

Bolsonaro espera que o papa defenda vida, família e liberdade
A CNBB comemorou a eleição do novo líder da Igreja Católica, afirmando que o Brasil o recebeu de “coração aberto”. A íntegra do pronunciamento da entidade está disponível (PDF – 189 kB).
Desejamos caminhar em conjunto com seu ministério, com espírito sinodal e missionário, para que a Igreja se torne cada vez mais uma casa de portas abertas, onde todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, sobretudo os mais pobres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Poder 360