Novo presidente do Banco Central da Argentina diz que não vai fechar enquanto lá estiver
10/12/2023 às 11h45
Na sexta-feira (8), Santiago Bausili declarou que o Banco Central não será encerrado enquanto ele estiver presente. Ele assume como presidente da autoridade monetária da Argentina neste domingo (10).
O economista da equipe de Luís Caputo, futuro ministro da Economia, evitou afirmar que acabará com a emissão de moeda durante sua gestão como chefe do órgão encarregado da política monetária na Argentina, segundo informações do jornal argentino La Nacion.
Bausili se comprometeu a trabalhar para fortalecer a autonomia do Banco Central e explicou sua visão sobre a importância disso.
Segundo ele, o Banco Central será considerado independente quando não fornecer dinheiro para o Tesouro Nacional. No entanto, atualmente, o Banco Central já fornece fundos ao Tesouro. Ele enfatizou que, durante sua gestão, essa prática não ocorrerá.
Ao ser perguntado se terá anúncios econômicos importantes já na segunda-feira (11), primeiro dia útil do novo governo, Bausili afirmou que não sabe, pois as autoridades levam tempo para entrar, sair e assumir suas funções.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
Bausili vai substituir Miguel Ángel Pesce como chefe do Banco Central da Argentina durante o governo de Alberto Fernández. Bausili, que se formou na Universidade de San Andrés, fez uma declaração mais direta sobre o preço atual do dólar oficial: “350 pesos não é um preço equilibrado”, disse ele ao canal IP Noticias.
No entanto, ele não deu uma resposta definitiva sobre qual seria o valor ideal, segundo sua opinião.