Novos deputados inauguram mandatos na Câmara; confira a lista

Deputados e senadores foram empossados na semana passada, de maneira remota, em decorrência da perda do mandato de sete demais parlamentares, sob determ…

04/08/2025 15h32

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Sete novos deputados federais farão sua estreia como parlamentares empossados na Câmara dos Deputados da atual legislatura nesta primeira semana de agosto. Eles foram empossados na semana passada, de forma virtual, após a perda do mandato de sete outros congressistas por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte julgou em março regras para a distribuição das chamadas sobras eleitorais consideradas inconstitucionais. As mudanças afetam especialmente a bancada do Amapá, que teve quatro dos seus oito deputados trocados. A substituição favoreceu especialmente o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), já que os quatro são aliados dele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você terá suas primeiras votações em Brasília como deputados empossados nesta legislatura:

Partiram, então:

Apenas Rafael Fera e Paulo Lemos entre os novos deputados nunca haviam exercido a função antes de 2023, início da atual legislatura. Rodrigo Rollemberg é o mais experiente, tendo exercido o primeiro mandato como parlamentar em 2007 e já sido governador do Distrito Federal. “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, tiveram que dizer todos os empossados.

Conheça os novos deputados empossados:

Rodrigo Rollemberg.

LEIA TAMBÉM:

Rollemberg retorna à Câmara após 15 anos de atuação em cargos executivos.

Rollemberg publicou nas redes sociais uma foto acompanhada da frase: “Este juramento, que fiz com emoção e ciente das minhas responsabilidades, me guiará em todas as minhas decisões”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tiago Dimas

Ele assume, pela segunda vez, o mandato como deputado federal. Teve a primeira atuação na função entre 2019 e 2022. É filho do ex-deputado federal Ronaldo Dimas (PL).

Percorrendo sinuosas estradas e trajetórias retas, acompanhando paisagens e recordações, compreendemos a importância de cada passo percorrido. Brasília, estamos chegando. E o Tocantins estará presente comigo.

Rafael Fera

Chegou a Brasília pela primeira vez. Iniciou sua trajetória política como vereador de Ariquemes (RO). Nas redes sociais, utiliza o perfil de “fiscal do povo”, popularizado pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG), aliado político de Fera.

“Como deputado federal, serei o parlamentar que mais atuará na fiscalização do Estado do Rondônia.”

Professora Marcivânia

Foi eleita três vezes deputada federal. Retorna a Brasília após exercer o último mandato parlamentar na capital federal em 2022.

A parlamentar declarou: “Um conjunto de sentimentos, incluindo gratidão e algumas lágrimas de alegria. Hoje, a justiça foi cumprida, assumimos o cargo e o mandato do povo do Amapá retoma sua posição tradicional.”

Paulo Lemos

Ex-deputado estadual do Amapá entre 2015 e 2022. É apoiador do governador do Estado, Clécio Luís (Solidariedade), do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do senador Randolfo Rodrigues (PT-AP).

A partir de segunda estarei em Brasília, intensificando o esforço em defesa dos trabalhadores e do nosso povo, declarou.

André Abdon

Foi deputado federal entre 2015 e 2022 e agora retorna à Câmara. É figura próxima de Alcolumbre.

O Amapá reafirma o apoio à atuação de Andrê Abdon na Câmara dos Deputados, em prol de um estado mais robusto e equânime.

Aline Gurgel

Ela exerceu mandatos como deputada federal entre 2019 e 2022. Anteriormente, atuou como secretária de Assistência Social do Estado do Amapá. É casada com o deputado estadual Hildegard Gurgel (União), irmão do deputado federal Vinícius Gurgel (PL-AP).

Declarou que o Congresso Nacional reafirma seu compromisso com os mais vulneráveis, com as mulheres, com as crianças, com a erradicação da fome e da pobreza, e com a emancipação social e econômica do nosso povo.

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.