Número de empresários com mais de 60 anos alcança recorde no Brasil e aumenta a diversidade

Sobe a escolaridade, a participação feminina e a representatividade de pessoas negras no empreendedorismo de micro e pequenas empresas, aponta levantamento do Sebrae.

15/05/2025 8h03

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A participação de pessoas com mais de 60 anos em pequenos negócios aumenta.

No Brasil, foram registrados 4,3 milhões de empreendedores com 60 anos ou mais ao final de 2024, o maior número já registrado para essa faixa etária em relação a pequenos negócios. Esse grupo representa 14,3% do total de donos de empresas no país, o maior percentual da série histórica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantamento é do Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). A entidade aponta um crescimento de 53% entre 2012 e 2024 no número de idosos que gerenciam microempresas.

Formação e experiência profissional se evidenciam.

Nos últimos 12 anos, o perfil de empreendedores experientes evoluiu. A porcentagem de indivíduos sem instrução ou que não concluíram o ensino fundamental diminuiu em 22,2 pontos percentuais.

LEIA TAMBÉM:

Observou-se, por outro lado, um aumento de 10,4 pontos percentuais no grupo com ensino médio completo. Já o grupo com ensino superior incompleto ou mais avançado apresentou crescimento de 8,3 pontos percentuais no período.

Ademais, os empresários mais experientes continuam dedicando menos horas semanais ao trabalho do que outros grupos etários. Contudo, exibem alguns dos maiores rendimentos médios e os negócios com maior tempo de operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mulheres e pessoas negras intensificam a presença.

O Sebrae aponta que a variedade entre os empreendedores com 60 anos ou mais também cresceu. A participação feminina atingiu 29,9%, o maior valor registrado na série histórica.

Observou-se também aumento na presença de pessoas negras entre os empresários experientes, com variação de 2,1 pontos percentuais em relação a 2023.

Aumento de negócios com CNPJ registrado.

Observa-se, ainda, que houve um aumento no número de empreendedores experientes com empresas formalmente registradas. Entre 2015 e 2024, a proporção de idosos com CNPJ elevou-se em 1,7 ponto percentual.

Fonte: Carta Capital

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.