Nunes conversa com Tatto sobre tarifa zero: ‘SP está dentro’, mas precisa de espaço fiscal

Prefeito de São Paulo destaca a necessidade de espaço fiscal para viabilizar a medida proposta.

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(Imagem de reprodução da internet).

Prefeito de São Paulo discute Tarifa Zero com deputado

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), recebeu uma ligação do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero na Câmara dos Deputados. Com a aproximação do ano eleitoral e a recente aprovação da isenção do Imposto de Renda, o tema voltou a ganhar destaque.

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Em Brasília, nesta quarta-feira (22), Nunes mencionou que ouviu de várias autoridades que o presidente Lula está interessado na proposta. O prefeito declarou que não se opõe ao projeto, mesmo que isso possa beneficiar a campanha de reeleição de Lula. “Eu apoio se tiver algo concreto. São Paulo está dentro”, afirmou.

Entretanto, ele ressaltou a importância de avaliar a viabilidade financeira da proposta. “É preciso focar na responsabilidade fiscal. Se uma ação gera custos que a população terá que arcar, isso se torna um problema. Mas, no geral, considero a ideia importante”, comentou.

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Custos do transporte público em São Paulo

Atualmente, a cidade de São Paulo investe R$ 12 bilhões no transporte público de ônibus, sendo R$ 6 bilhões provenientes de subsídios da gestão municipal. Segundo a administração, sem esses subsídios, o valor da passagem, que hoje é de R$ 5,00, subiria para R$ 8,60.

Nunes também discutiu com Tatto a possibilidade de utilizar fundos do Meio Ambiente, em parceria com o BNDES, para transformar ônibus movidos a diesel em elétricos. “Dos R$ 12 bilhões, R$ 3 bilhões são gastos com óleo diesel. Precisamos encontrar uma fórmula econômica viável. Com investimento do BNDES e do fundo do meio ambiente, podemos ter ganhos ambientais e econômicos”, explicou.

Outras alternativas foram abordadas, como o uso do vale-transporte, a destinação de recursos para o Fundo Municipal de Transporte Coletivo e o aumento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).

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Programa Tarifa Zero e regulamentação

Atualmente, São Paulo transporta cerca de 7 milhões de passageiros nos ônibus. Desde 2023, aos domingos, o Programa Tarifa Zero permite que a passagem não seja cobrada. Na ocasião, Ricardo Nunes destacou que os ônibus operavam com 60% de ociosidade, o que viabilizava essa medida.

A discussão sobre a Tarifa Zero na Câmara dos Deputados tem repercutido em várias cidades. Contudo, para a implementação de um programa nacional, é necessário agir rapidamente. Em ano eleitoral, a criação de novos programas sociais é proibida pela Lei das Eleições, exceto aqueles já autorizados e em execução orçamentária no ano anterior ao pleito.

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