Nut: Imagens do Antigo Egito revelam representações da Via Láctea

Astrofísico examinou 125 imagens da deusa Nut para determinar sua relação com a representação da Via Láctea.

01/05/2025 19h04

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O astrofísico Or Graur, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, investigou o papel da Via Láctea na cultura e religião do Antigo Egito, analisando representações da deusa Nut. O cientista identificou uma curva ondulada em algumas imagens, que pode ter representado a Via Láctea. A observação foi publicada no periódico Journal of Astronomical History and Heritage na última quarta-feira (30/4).

O astrônomo examinou 125 representações da deusa Nut, obtidas em meio a 555 caixões egípcios milenares, com cerca de cinco mil anos de idade. Ele também integrou dados de astronomia e egiptologia.

Em diversas cenas que representam o céu da manhã e da noite, a deusa é apresentada como uma mulher nua e curva, adornada com estrelas e discos solares em algumas ocasiões. De acordo com as narrativas míticas, Nut protegia a Terra de inundações e desempenhava um papel crucial no ciclo solar, consumindo o sol ao pôr do sol e “reproduzindo” a luz no amanhecer.

Já no caixão de Nesitaudjatakhet, a forma como Nut foi representada chamou a atenção do pesquisador, pois era diferente do habitual. O corpo da deusa tinha uma curva ondulada preta que ia dos pés às mãos e havia estrelas pintadas dos dois lados dessa curva. “Acredito que a curva ondulada é uma representação visual da Via Láctea”, escreveu o astrofísico no artigo.

LEIA TAMBÉM:

O pesquisador explica que a curva ondulada ilustra a Grande Fenda, uma faixa escura de poeira que interseciona a luz da Via Láctea. Constata-se semelhanças na ondulação observada no corpo de Nut e em fotografias recentes da galáxia do nosso Sistema Solar. Contudo, o autor ressalta que os egípcios antigos não consideravam Nut como a Via Láctea, mas sim como parte integrante dela, funcionando como um elemento associado ao corpo da deusa.

Com base em comparações realizadas pelo próprio cientista em abril do ano anterior e simulações do céu noturno do Egito antigo, foi descoberto que Nut era considerada pelos egípcios como o próprio céu, e não a Via Láctea.

Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.