NVIDIA planeja lançar a RTX 6000D para competir com a H20 no mercado chinês

A NVIDIA, excluída de um mercado de US$ 50 bilhões, estaria desenvolvendo uma RTX PRO 6000D para retornar aos data centers chineses.

25/05/2025 12h23

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(Imagem de reprodução da internet).

A NVIDIA nunca ocultou sua intenção de persistir no mercado bilionário de GPUs profissionais na China, mesmo após o embargo à H20. Atualmente, surgem informações sobre o desenvolvimento da RTX PRO 6000D como opção para o mercado chinês.

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A informação não é oficial, mas coincide com a declaração recente do CEO da empresa, Jensen Huang. O executivo já havia afirmado que a sucessora da H20 para o mercado chinês não seria baseada na arquitetura Hopper, devido à impossibilidade de adaptar esses chips, sobretudo em face das rígidas regras de exportação dos EUA.

A NVIDIA estaria considerando retornar a gerações anteriores, como Ada Lovelace, ou utilizar seus chips Blackwell para servidores. Visivelmente, a empresa optará pela segunda alternativa. As RTX PRO 6000 foram lançadas recentemente, serão modificadas para uma versão RTX PRO 6000D na China, assim como ocorre com a RTX 5090 e 5090D no mercado doméstico.

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A placa foi designada com esse nome pela GF Securities, da China, que também o denomina B40, correspondente à geração anterior Ada Lovelace L40. Segundo informações da Reuters, a RTX PRO 6000D terá um custo significativamente inferior ao da H20.

A RTX PRO 6000D deverá ter um preço inferior a 8.000 dólares.

A Reuters, com base em dados da GF Securities, obteve informações adicionais de fontes internas, que preferiram manter o anonimato. A RTX PRO 6000D será comercializada na China por um valor compreendido entre US$ 6.500 e US$ 8.000.

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Além da informação de preços, o site indica que a produção em larga escala dos novos modelos deverá iniciar no próximo mês, em junho.

Normalmente, para esse tipo de vazamento, a NVIDIA não se manifestou sobre a suposta RTX PRO 6000D. A empresa apenas emitiu uma declaração para a Reuters, afirmando que ainda estava avaliando sua próxima solução. “Enquanto não chegarmos a um novo design de produto e não recebermos a aprovação do governo dos EUA, estamos efetivamente excluídos do mercado de US$ 50 bilhões de data centers na China”.

Fonte: Adrenaline

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