O advogado conta que Jorge Glas, ex-vice-presidente do Equador, buscará asilo político no México
20/12/2023 às 6h45
O ex-vice-presidente do Equador, Jorge Glas, foi acusado pela Justiça equatoriana de usar dinheiro do tráfico. O advogado Eduardo Franco Loor, que representa Glas, informou que ele pedirá asilo político no México em breve.
“Nas próximas horas, Jorge Glas, ex-vice-presidente, vai pedir formalmente asilo de acordo com a Convenção Diplomática de Asilo de Caracas de 1954”, disse Franco Loor terça-feira (19) no programa Conclusões com o jornalista Fernando del Rincón.
O advogado anunciou sua posição dois dias após Glas ter ido à embaixada do México em Quito como convidado. O representante legal do ex-vice-presidente afirmou que Glas está sendo perseguido e tem medo pela sua segurança.
Foi solicitado comentários de funcionários do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria de Comunicação do Governo do Equador e está aguardando a resposta.
No domingo, o Ministério das Relações Exteriores do Equador alertou o governo mexicano de forma escrita que oferecer asilo a Glas não seria uma medida legal.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
O Equador pede às autoridades mexicanas que convidem o Sr. Glas a colaborar com a polícia. O Equador espera pela cooperação prometida pelo México.
No mesmo dia, o Ministério das Relações Exteriores do México afirmou em comunicado que, se Glas pedir asilo político, o governo do México vai analisar cuidadosamente o pedido e seguir os tratados internacionais relevantes dos quais o México e o Equador fazem parte.