Internacional

O advogado conta que Jorge Glas, ex-vice-presidente do Equador, buscará asilo político no México


O advogado conta que Jorge Glas, ex-vice-presidente do Equador, buscará asilo político no México
(Foto Reprodução da Internet)

O ex-vice-presidente do Equador, Jorge Glas, foi acusado pela Justiça equatoriana de usar dinheiro do tráfico. O advogado Eduardo Franco Loor, que representa Glas, informou que ele pedirá asilo político no México em breve.

“Nas próximas horas, Jorge Glas, ex-vice-presidente, vai pedir formalmente asilo de acordo com a Convenção Diplomática de Asilo de Caracas de 1954”, disse Franco Loor terça-feira (19) no programa Conclusões com o jornalista Fernando del Rincón.

O advogado anunciou sua posição dois dias após Glas ter ido à embaixada do México em Quito como convidado. O representante legal do ex-vice-presidente afirmou que Glas está sendo perseguido e tem medo pela sua segurança.

Foi solicitado comentários de funcionários do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria de Comunicação do Governo do Equador e está aguardando a resposta.

No domingo, o Ministério das Relações Exteriores do Equador alertou o governo mexicano de forma escrita que oferecer asilo a Glas não seria uma medida legal.

O Equador pede às autoridades mexicanas que convidem o Sr. Glas a colaborar com a polícia. O Equador espera pela cooperação prometida pelo México.

No mesmo dia, o Ministério das Relações Exteriores do México afirmou em comunicado que, se Glas pedir asilo político, o governo do México vai analisar cuidadosamente o pedido e seguir os tratados internacionais relevantes dos quais o México e o Equador fazem parte.


🔥 Recomendado para voçê 🔥