O cinema brasileiro tem a chance de alcançar novos patamares em 2026. O filme “O Agente Secreto“, de Kleber Mendonça Filho, está colecionando recordes e gerando grande expectativa. A produção foi indicada ao Globo de Ouro de 2026 na categoria de Melhor Filme de Drama, um feito histórico para o cinema nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prêmios e Reconhecimento Internacional
Além da indicação ao Globo de Ouro, o filme recebeu outras duas nomeações: Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que conquistou o prêmio de Melhor Atriz para Fernanda Torres no ano anterior, também se destacou na premiação.
Dados da Comscore revelam que “O Agente Secreto” já faturou R$ 18,7 milhões em bilheteria, mesmo após apenas um mês em exibição. A produção superou a bilheteria da maior produção nacional do ano, que até então arrecadava R$ 17,2 milhões.
LEIA TAMBÉM!
Impacto no Público e Crítica
Com uma inspiração nos gibis de Maurício de Souza, o filme atraiu 997 mil espectadores às salas de cinema. Até a publicação desta matéria, “O Agente Secreto” já contabiliza 822 mil espectadores. A trama, ambientada em Recife em 1977, é um thriller político que acompanha Marcelo, um foragido misterioso em busca de seu filho.
O filme fez grande sucesso no Festival de Cannes, onde recebeu quase 15 minutos de aplauso e conquistou quatro prêmios, incluindo Melhor Ator (Wagner Moura) e dois prêmios da Crítica (FIPRESCI). A repercussão internacional impulsionou a Neon Filmes a incluir “O Agente Secreto” em seu catálogo.
Candidatura ao Oscar e Expectativas
Revistas de cultura de destaque ao redor do mundo já elencam “O Agente Secreto” como um dos principais candidatos ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. A Variety, por exemplo, prevê que o filme possa receber indicações nas categorias de Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Direção e Melhor Roteiro (Kleber Mendonça Filho).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgará a lista de pré-indicados em dezembro. O filme está em cartaz desde o dia 6 de novembro.
