O novo presidente da Argentina, Javier Milei, recebeu um cetro durante sua cerimônia de posse no domingo (10). Segundo a tradição argentina, além da faixa, o novo presidente também recebe um bastão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Ministério da Cultura da Argentina, simbolicamente, dar uma bengala representa conceder poder a alguém. Essa prática teve origem na Ásia e na África, durante o surgimento das primeiras hierarquias nas sociedades mesopotâmicas e egípcias.
Na Argentina, a faixa e o bastão presidenciais começaram a ser utilizados em 1814 com a criação do primeiro Poder Executivo. Mas foi somente em 1868 que o presidente Domingo Faustino Sarmiento assumiu o cargo em uma cerimônia onde usou a faixa e o bastão como símbolo de poder.
O cetro de Milei tem gravuras dos seus cinco cães: Conan, Milton, Murray, Robert e Lucas.
LEIA TAMBÉM!
Conan foi adotado em 2004 e faleceu em 2017. Depois disso, ele foi clonado e assim surgiram Murray, Milton, Robert e Lucas, que receberam esses nomes em homenagem a ídolos econômicos de Milei, como Milton Friedman.
Milei adora seus cães e isso é bastante notável. Ele encontrou um jeito de se comunicar com eles através de um médium e os considera os “melhores estrategistas do mundo” em sua campanha de encerramento, que aconteceu esta semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Você sabe quem sempre esteve comigo durante um momento difícil?”, disse Milei em entrevista à mídia argentina em agosto. “Minha irmã e Conan.”
O jornalista e biógrafo Juan Luis González, que escreveu o livro “El Loco”, disse que, quando o Conan original estava vivo, Milei lhe dava champanhe e o tratava como parte da família. “Para Milei, Conan era como um filho”, disse ele.
Depois que Conan faleceu, Milei mandou o DNA do cachorro para a empresa de clonagem de animais PerPETuate. A companhia divulgou publicamente no site sobre a clonagem dos cães de Milei.
Através de um médium, o cão original de Milei, alega o candidato, deu a ele a missão de se tornar presidente da Argentina, o que ele poderá conseguir – contra as probabilidades iniciais – neste domingo ou no próximo mês.