O Botafogo tem a prática de trocar de técnico a cada seis meses com John Textor; recordação

Renato Paiva, o sexto técnico contratado pela SAF alvinegra desde 2022, foi demitido após a derrota para o Palmeiras no Mundial de Clubes.

30/06/2025 19h25

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A passagem de Renato Paiva pelo Botafogo chegou ao fim.

O técnico português foi demitido por John Textor após a derrota para o Palmeiras, no último sábado (28), pelas oitavas de final do Mundial de Clubes. O técnico permaneceu no cargo por 123 dias, aproximadamente quatro meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contratações de técnicos sob a gestão de John Textor.

Renato Paiva foi o sexto técnico contratado desde o início da Sociedade Anônima de Futebol Alvinegra, sob a gestão de John Textor. Nesse período, o tempo médio de trabalho dos técnicos é de 181 dias, ou seja, seis meses.

A diretoria do Botafogo adotou cautela no início de 2025 e a equipe ficou 54 dias sob comando interino até John Textor acertar a contratação de Renato Paiva, em fevereiro.

LEIA TAMBÉM:

Confira, a seguir, os técnicos do Botafogo durante a gestão de John Textor.

Lucio Flavio começou como interino e foi efetivado. Claudio Caçapa, Fabio Matias e Carlos Leiira comandaram o Botafogo interinamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante ressaltar que Luís Castro e Artur Jorge deixaram o Botafogo por livre e espontânea vontade. Os dois portugueses receberam propostas de clubes estrangeiros e pagaram as multas por rescisão de contrato.

Em busca do “Botafogo Way”.

Assim como em outras ocasiões em que acompanhei técnicos no mercado, o discurso no Botafogo é de busca por um profissional capaz de colocar em prática o “Botafogo Way”.

Este é o desejo de John Textor, que entende que a equipe deve ser “protagonista” em campo.

Após a participação no Mundial de Clubes, o próximo compromisso do time será no dia 13 de julho, contra o Vasco, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

São aproximadamente duas semanas para a diretoria finalizar a contratação e o novo treinador começar a trabalhar com o time do Rio de Janeiro.

A transição de Renato Paiva.

Renato Paiva foi contratado pelo Botafogo em fevereiro, após o clube permanecer 54 dias sem um técnico, seguinte à saída de Artur Jorge. Durante esse período, o time teve como técnicos interinos Fábio Matias, Carlos Leiria e Cláudio Caçapa, e sofreu derrotas na Supercopa do Brasil, na Recopa Sul-Americana e uma eliminação precoce no Campeonato Carioca.

O Palmeiras foi o adversário do jogo de estreia – empate sem gols pelo Brasileirão – e da última partida – derrota no Mundial de Clubes – sob o comando de Renato Paiva.

No total, houve 23 jogos, resultando em 12 vitórias, três empates e oito derrotas, com 29 gols marcados e 16 gols sofridos. Liderados por Paiva, o time alcançou a classificação para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil e ocupa a oitava posição na Série A do Campeonato Brasileiro, somando 18 pontos em 11 partidas.

Fonte por: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.