O Brasil deverá produzir 1 bilhão de litros de combustível sustentável para o setor aéreo

Pesquisas definem os valores exigidos para alcançar a meta de diminuir em 10% as emissões de gases em voos domésticos até 2037.

23/07/2025 13h41

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Firjan publicou em julho um estudo que estima que o Brasil deverá produzir 1,1 bilhão de litros anuais de SAF (combustíveis sustentáveis de aviação) até 2037.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É necessário o volume para cumprir a meta definida pelo marco legal do programa Combustível do Futuro, que determina uma redução de 10% nas emissões de gases de efeito estufa em voos domésticos.

A produção interna deverá atingir 83 milhões de litros em 2027 e 153 milhões em 2028. O plano prevê um crescimento anual de 1 ponto percentual até o volume desejado.

LEIA TAMBÉM:

Atualmente, seis projetos de produção de SAF estão em desenvolvimento no país. Quatro deles possuem implementação confirmada até 2029, incluindo unidades na Zona Franca de Manaus, na Refinaria de Mataripe (BA) e em refinarias de São Paulo. No Rio de Janeiro, os projetos em Itaboraí e Duque de Caxias, conduzidos pela Petrobras, ainda estão em fase de estudo.

Paralelamente, o Aeroporto do Galeão firmou contrato para receber SAF importadas a partir de 2025. A Firjan acredita que o estado do Rio possui potencial para se tornar um polo logístico de combustíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.