O Brasil é considerado um país sem a ocorrência da febre aftosa
A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) concedeu a certificação em 29 de maio, sem exigir a realização de vacinação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (6), um importante reconhecimento internacional: o certificado que atesta o Brasil como um país livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação. A certificação foi concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) no dia 29 de maio. “É dia de agradecimento ao esforço que os produtores de gado no Brasil, que o Ministério da Agricultura, que os frigoríficos brasileiros trabalharam 60 anos para serem reconhecidos como cidadãos de primeira categoria”, disse Lula. Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, destacou a eficácia do sistema sanitário brasileiro e as colaborações que possibilitaram a vacinação contra a febre aftosa. “Estando preparados, nós conseguimos, com toda certeza segurar o foco no âmbito de uma única granja. É muito difícil este procedimento e o Brasil está se mostrando muito eficiente. Então, não se trata aqui de comemorar crise, mas a oportunidade da crise, de mostrar essa robustez”.
Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), também comentou sobre o impacto positivo que o certificado terá na balança comercial do Brasil, gerando benefícios financeiros importantes. “Este reconhecimento pode indicar para a China que ela pode nos reconhecer [o país inteiro], como reconhece Rio Grande do Sul, Paraná, Acre e Rondônia, livres de vacina de febre aftosa sem vacinação, podendo vender carne com osso e miúdo suínos. Isso dá para o Rio Grande do Sul, no período de um ano, US$ 120 milhões, que vai para a balança comercial, mas que também distribuído numa pleiadade de pequenos produtores integrados que vão fazer justiça social”, disse.
Antes da cerimônia de entrega do certificado, Lula foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Paris 8. Essa condecoração reconhece seu esforço em implementar políticas de acesso ao ensino superior e seu apoio à democracia. Em seu pronunciamento, o presidente destacou a relevância da educação e a batalha por igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.
Leia também:
Deputada Rosana Valle propõe proibição da importação de bananas no Brasil
Governador do Rio Grande do Sul solicita apoio do governo federal para renegociação de dívidas do setor agrícola
Brasil autoriza importação de frango para 17 países após suspensão da gripe aviária
Reportagem produzida com auxílio de IA.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)