O burburinho em Cannes sugere a possibilidade de uma conquista da Palma de Ouro?
“Sentimental Value” recebeu aclamação de 19 minutos na estreia no festival, ultrapassando “O Agente Secreto”.
A contagem de aplausos nos filmes exibidos no Festival de Cannes se torna notícia anualmente. Isso reflete a recepção do público na première, que envolve críticos, jornalistas e convidados. No entanto, essa métrica pode prever os vencedores da Palma de Ouro?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Historicamente, uma obra não está relacionada com outra. Por exemplo, “O Labirinto de Fauno” detém o recorde, tendo sido aclamado por 22 minutos, mas não recebeu prêmios na edição de 2006.
Outro caso é o filme “Amor Bandido”, lançado em 2012, que obteve 18 minutos de aplausos, porém não conquistou a Palma de Ouro, como “Amour” fez. “Demônio de Neon”, de 2016, também se destacou na exibição inicial, com 17 minutos de aclamação, mas sem receber prêmios.
LEIA TAMBÉM:
● A Felca informa que a apuração da denúncia envolvendo Hytalo Santos se estendeu por um ano
● A Felca manifesta preocupação com o caso de Hytalo Santos e elogia as autoridades
● Hytalo Santos será mantido em regime de detenção em Carapicuíba; acompanhe os próximos passos da prisão
“Era Uma Vez na Americana” (15 minutos), de 1984, “Obsessão” (15 minutos), de 2017, “Capernaum” (15 minutos), em 2018, “A Semente do Fruto Sagrado” (14 minutos), em 2024, são outros casos que não ganharam o prêmio máximo de Cannes.
Em 2004, contudo, o filme mais aclamado da edição, “Fahrenheit 9/11”, que obteve 20 minutos de aplausos, conquistou a Palma de Ouro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2025, “Sentimental Value” recebeu aplausos por 19 minutos, tornando-se um marco no Festival de Cannes, ultrapassando a recepção de 13 minutos de “O Agente Secreto”, que até então detinha o recorde de maior aclamação da edição. A cerimônia de entrega da Palma de Ouro está agendada para sábado (24).
O filme brasileiro apresentado em Cannes: o que se sabe
Fonte: CNN Brasil