O Campeonato de 1950 foi a primeira Copa transmitida pela Panamericana, a “Emissora dos Esportes”

A Gazeta Esportiva divulgou registros das transmissões durante o mundial no Brasil.

29/07/2025 9h06

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Brasil, São Paulo, SP. 16/07/1950. O jogador Zarra (c), da Espanha, diante do goleiro Kalle Svensson, da Suécia, antes de chutar para marcar o único gol da equipe na disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo de Futebol de 1950, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. A Suécia venceu por 3 a 1. - Crédito:ARQUIVO/ASSOCIATED PRESS/AE/Código imagem:157741

A Rádio Panamericana iniciou suas atividades em 1944, no período da Segunda Guerra, em virtude da suspensão dos Campeonatos Mundiais de 1942 e 1946 pela Fifa. Em 1950, a “Emissora dos Esportes”, criada por Paulo Machado de Carvalho, realizou transmissões abrangentes da Copa disputada no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana passada, visitei o Pacaembu para conhecer a biblioteca do Museu do Futebol, sob a direção de Ademir Takara. Realizei uma pesquisa nas edições de 1950 de “A Gazeta Esportiva”. Na época, a Panamericana possuía uma parceria com o jornal da Fundação Cásper Líbero e era possível encontrar inúmeras chamadas das transmissões da Copa, reproduzidas no “Memória da Pan”.

Observem que em um dos trechos, consta Hélio Ansaldo entrevistando o jogador Chico, no Maracanã. O texto do anúncio diz o seguinte: “Pois é, amigos. A Rádio Panamericana foi e continuará sendo a RÁDIO PANAMERICANA, a consagrada emissora dos esportes, sempre de mãos dadas com a GAZETA ESPORTIVA, o mais completo jornal esportivo do Brasil”. São documentos históricos da Jovem Pan encontrados nas páginas de outro veículo de comunicação importante da imprensa brasileira.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe os anúncios da Rádio Panamericana no jornal “A Gazeta Esportiva”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Longeira, Evaristo de Macedo marcou época no futebol e está presente nas redes sociais. Isaías Ambrósio dedicou a vida ao Maracanã e lamentava a derrota em 1950.

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.