O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil; a taxa de cura é elevada
Especialista aponta crescimento mundial de casos de câncer, com projeção de 30 milhões de novos diagnósticos anualmente, e enfatiza a relevância da prevenção.

O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, porém demonstra uma elevada taxa de cura, conforme informações de um especialista em saúde. Esse dado ocorre em um cenário alarmante de crescimento global nos casos de câncer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o mundo contabiliza cerca de 20 milhões de novos casos de câncer por ano, com projeções indicando um aumento para 30 milhões de diagnósticos anuais no futuro. Esse crescimento expressivo evidencia a relevância de ações preventivas e de diagnósticos iniciais.
Tipos mais comuns de câncer
O Dr. Paulo Hoff, diretor da Divisão de Oncologia do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), discutiu os tipos de câncer que mais impactam a população no CNN Sinais Vitais.
LEIA TAMBÉM:
● Mounjaro: confira as respostas a 14 perguntas sobre o medicamento para emagrecer
● 62% dos brasileiros estão preocupados com gordura no fígado, aponta pesquisa da Datafolha
● O uso de ChatGPT para fins terapêuticos apresenta riscos e levanta preocupações entre os profissionais da área
Além do câncer de pele, que ocupa a primeira posição devido à exposição solar excessiva, outros tipos se destacam. Para as mulheres, o câncer de mama é o mais comum, e para os homens, o de próstata.
O especialista também adverte para o aumento preocupante do câncer colorretal em todo o mundo. Embora existam métodos de prevenção para esse tipo de câncer, eles não são amplamente adotados pela população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A relevância da prevenção.
A colonoscopia é reconhecida como o padrão-ouro para o diagnóstico do câncer colorretal, possibilitando a identificação e remoção de lesões pré-malignas. Contudo, a insuficiência de estrutura e profissionais limita a viabilidade da realização desse exame em toda a população brasileira com mais de 45 anos.
O especialista propõe também o teste de sangue oculto nas fezes, um exame anual fácil e econômico. Essa ação pode diminuir a mortalidade por câncer colorretal em 30%, representando uma opção mais acessível para a população em geral.
A conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce é fundamental para lidar com o aumento dos casos de câncer. Adoção de medidas simples, como proteção solar adequada e exames preventivos regulares, pode fazer uma grande diferença na luta contra essa doença.
Fonte: CNN Brasil