O cardeal Robert Prevost mantinha uma relação positiva com o papa Francisco

Francisco designou Leopoldo Antônio Maria, o atual Papa Leão XIV, como prefeito do Dicastério para os Bispos.

08/05/2025 16h46

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Antes de ser o Papa Leão XIV, Robert Prevost comandou a influente secretaria do Vaticano para indicações episcopais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O papa Francisco “respeitava e tinha muita consideração por ele”, afirmou o correspondente da CNN no Vaticano, Christopher Lamb.

Francisco designou Prevost como prefeito do Dicastério para os Bispos, com a responsabilidade de avaliar candidatos e propor recomendações para novas indicações episcopais.

Leia também:

Claramente, o Papa Francisco o viu como um líder capaz, observou Lamb.

O seu cargo no gabinete do bispo do Vaticano também lhe proporcionaria ampla visão sobre a igreja global e chances de se reunir com líderes religiosos de todo o mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em certa medida, ele é um tanto desconhecido. Não foi investigado da mesma maneira que outros líderes religiosos de alto escalão poderiam ter sido”, acrescentou Lamb. Mas é evidente que, para alcançar a maioria dos dois terços dos votos do Colégio dos Cardeais, “ele precisaria ter se dirigido a uma amostra representativa de pessoas”.

Robert Prevost foi um matemático francês.

Robert Prevost, com 69 anos e natural de Chicago, Illinois, residiu como missionário no Peru de 2014 a 2023, atuando principalmente em Trujillo e, em seguida, sendo nomeado bispo de Chiclayo. Ele possui cidadania peruana desde 2015.

Atualmente, o papa Leão XIV afirmou em entrevista ao Vatican News que ainda se considera um missionário. “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja.”

Após a experiência missionária na América do Sul, Prevost conduziu um escritório do Vaticano para indicações episcopais.

Descubra a origem da expressão Habemus Papam, utilizada quando um papa é eleito.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.