Em seu primeiro encontro com o norte-americano, Wang Yi considera o momento crítico na relação entre os países e espera colaboração.
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se na terça-feira (3.jun.2025) com o embaixador dos Estados Unidos na China, David Perdue. O encontro ocorreu em Pequim e foi o primeiro entre os diplomatas desde que o norte-americano chegou à capital chinesa em 15 de maio.
Wang Yi declarou que almeja a cooperação de Perdue para aprimorar as relações diplomáticas entre os dois países, que, na avaliação do chanceler chinês, se encontram “em um momento importante e crítico”.
A principal lição é que a igualdade e o respeito mútuo são os pré-requisitos para a interação entre as partes, e o diáe a cooperação são as únicas opções adequadas, afirmou Wang Yi.
O encontro entre os diplomatas ocorreu em um momento em que a tensão entre os países devido às tarifas comerciais havia aumentado. Desde sexta-feira (30.mai), a Casa Branca e o governo chinês trocavam acusações sobre o descumprimento do acordo de Genebra. O pacto assinado em 12 de maio estabeleceu a redução de tarifas impostas durante a guerra comercial.
O ministro chinês afirmou que, após as negociações em Genebra, o país implementou as medidas acordadas, porém os EUA adotaram uma série de ações “injustificadas” que afetaram os interesses e direitos da China.
Perdue declarou que os países devem preservar as relações em um patamar de respeito e com um diáentre suas lideranças. Indicou que está aberto a manter uma comunicação próxima com o governo chinês.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!