O ciclone tropical Erick evolui para furacão na região do Pacífico próximo à costa sudoeste do México
A tempestade tropical avança em direção ao noroeste e deverá impactar os estados de Oaxaca e Guerrero na manhã de quinta-feira (19); as autoridades mexicanas estabeleceram aproximadamente 2 mil abrigos temporários.

A tempestade tropical Erick intensificou-se e evoluiu para furacão nesta quarta-feira (18) no Pacífico, próximo à costa sudoeste do México, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), e deverá aumentar sua força, atingindo a categoria 2 na escala Saffir-Simpson. Erick avança em direção ao noroeste a 11 km/h e deve impactar o solo na manhã de quinta-feira (19), na fronteira entre os estados de Oaxaca e Guerrero. As autoridades mexicanas preveem chuvas fortes nos estados de Guerrero, Oaxaca e Chiapas, no sul do país, onde foram instalados aproximadamente 2 mil abrigos temporários.
Plano de contingência
A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, solicitou à população nesta quarta-feira que acompanhe atentamente as mensagens das autoridades. “Dito à população que fique atenta às comunicações oficiais, fique em casa e não saia. Se estiver em áreas baixas, perto de rios ou cursos d’água, é melhor procurar abrigos”, declarou a presidente em sua habitual coletiva de imprensa matinal. As autoridades também suspenderam as aulas nos municípios afetados e fecharam os portos à navegação.
O governo mobilizou centenas de militares e integrantes da Comissão Federal de Eletricidade como parte do plano de contingência. “Patrulhas preventivas estão sendo realizadas e a população está sendo alertada e informada sobre os riscos por meio de alto-falantes e redes sociais”, declarou Laura Velázquez, coordenadora nacional de Proteção Civil, na mesma coletiva de imprensa. Devido à sua localização geográfica, o México é atingido por ciclones anualmente, tanto na costa do Pacífico quanto na do Atlântico, geralmente entre maio e novembro.
Leia também:

Eduardo Bolsonaro responde a Tereza Cristina sobre eleições de 2026 e critica lideranças da direita

Polícia Federal apura aquisição de time de futebol com recursos do tráfico na Operação ‘Mafiuzi’

CPMI do INSS ouve assessor da Conafer e vota requerimentos; Cícero Marcelino é investigado por fraudes
Em outubro de 2023, o porto de Acapulco sofreu os impactos do furacão Otis, que em poucas horas evoluiu para a categoria 5 na escala Saffir-Simpson, gerando uma onda de destruição com 50 mortos e aproximadamente 30 desaparecidos. Em setembro de 2024, a costa do Pacífico mexicano foi novamente afetada pelo furacão John, que atingiu a categoria 3 e resultou em pelo menos 15 mortos, a maior parte deles em Acapulco.
Com informações da AFP.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)