O consumo de chá pode auxiliar na melhora da circulação e redução da pressão arterial
22/04/2025 às 18h47

Após identificar os benefícios das infusões de dente-de-leão, folha de acerola e caroço de abacate, é sua vez de conhecer as propriedades do chá de urucum, cujo nome científico é Bixa orellana. A planta é reconhecida por apresentar semente de cor avermelhada, que é, por vezes, utilizada como corante e condimento.
Para identificar os benefícios da bebida, a colunista Claudia Meireles consultou a nutricionista Daniela Fernandes. A especialista destaca que o chá de urucum apresenta alta concentração de carotenoides. “É um bioativo com ação nutracêutica, age no organismo como um remédio natural, regulando as funções do corpo”, ressalta.
A nutricionista esportiva funcional e fitoterapeuta destaca que o chá possui ação antioxidante, anti-inflamatória e digestiva. “O urucum auxilia no combate aos radicais livres e no controle do estresse oxidativo, que é um estado de inflamação do corpo, essa planta consegue auxiliar de forma sistêmica o organismo como um todo”.
Adicionalmente ao conteúdo dos carotenóides, o chá de urucum fornece vitamina A, cálcio, magnésio, fósforo, bixina e norbixina, conforme listado por Daniela.
LEIA TAMBÉM:
● Excesso de creatina pode apresentar riscos à saúde
● Além do príncipe William, observe os membros da realeza presentes no funeral do papa
● Máscara capilar: especialista indica o tempo ideal de aplicação
A nutricionista ressalta que a bebida pode contribuir para a melhora de determinadas condições de saúde, incluindo a diminuição do colesterol, o fortalecimento do sistema imunológico e a redução da inflamação e das dores articulares.
Abaixo, veja outros serviços de saúde que o chá pode auxiliar na melhora:
A especialista recomenda preparar o chá por decocção, que consiste em “ferver as partes da planta e sementes em água”. Ela sugere “ferver 500 ml de água e adicionar uma colher de sobremesa de urucum. Deixar por 10 a 15 minutos. Coar e beber quente ou frio”. Daniela adverte que gestantes e lactantes não devem consumir a bebida.
Para obter mais informações, acompanhe o perfil Vida&Estilo no Instagram.
Fonte: Metrópoles