O Frei Maurício Manosso Rocha, prior da província agostiniana do Brasil, comemorou a eleição do norte-americano Robert Prevost como o novo papa da Igreja Católica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CNN informou que o religioso, embora nascido nos Estados Unidos, possui forte ligação com a América Latina.
Norte-americano, porém com raízes latinas, tendo vivido por muito tempo no Peru. Um homem com amplo conhecimento do mundo, que viajou por diversas comunidades agostinianas.
LEIA TAMBÉM!
O frei também enfatizou a experiência internacional do novo papa, mencionando que ele visitou comunidades agostinianas em diversos países.
Maurício relatou ter conhecido Prevost pessoalmente em visitas canônicas, durante seu período como superior da ordem.
Conheci-o cerca de três ou quatro vezes. Recordo-me de uma conversa que tive com ele, quando era teóna Espanha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem foi Robert Prevost, o Papa Leão XIV
Prevost, com 69 anos, nascido em Chicago, nos Estados Unidos, é cidadão peruano desde 2015. Ele é o primeiro papa dos Estados Unidos e optou pelo nome Leão XIV.
Na sua primeira aparição pública na Praça de São Pedro, o rei Leopoldo XIV prestou homenagem ao papa Francisco. Robert Prevost é reconhecido como o “pastor de duas nações” em virtude de sua atuação missionária no Peru durante a década de 1980.
Dessa forma, desenvolveu proficiência em espanhol e um conhecimento aprofundado da Igreja na América Latina, tornando-o um representante robusto das Américas.
Ele atuou em Trujillo, no Peru, por dez anos e, em seguida, foi designado bispo de Chiclayo, outra cidade peruana, exercendo a função de 2014 a 2023.
Prevost deve prosseguir com as reformas implementadas pelo Papa Francisco. Ele faz parte da ordem religiosa agostiniana, sendo o superior global da mesma.
Fonte: CNN Brasil