Mano Menezes não teve um começo fácil no Corinthians. Nos quatro primeiros jogos, o calendário lhe reservou um clássico contra o São Paulo no Morumbi (com derrota por 2 a 1), uma partida decisiva contra o Fortaleza no Castelão (com derrota por 2 a 0) e confrontos contra o Flamengo em casa (com empate em 1 a 1) e Fluminense no Maracanã (com empate em 3 a 3 na noite de quinta-feira).
Agora, com o time ocupando a 13ª posição na tabela do Brasileirão com 32 pontos, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento, a comissão técnica está olhando de forma mais otimista para a tabela enquanto busca a primeira vitória sob o comando de Mano. No domingo, a equipe enfrentará o lanterna América-MG em seu próprio estádio.
O treinador enfatizou: “Esta sequência de jogos era difícil: São Paulo no Morumbi, Flamengo em casa e Fluminense no Maracanã. Devemos levar isso em consideração. Se olharmos para trás, enfrentamos dificuldades no primeiro turno também. Analisamos tudo, o nível dos adversários, e sabemos que há momentos em que pontuamos menos. O que trabalhamos é o desempenho, algo sobre o qual podemos influenciar. O desempenho melhorou e nos dá a perspectiva de vencer no futuro.”
Além do confronto com o América-MG, o Corinthians terá dois jogos contra times que estão próximos em termos de pontuação: uma visita ao Cuiabá (atualmente na 10ª posição com 36 pontos) na próxima quarta-feira, na Arena Pantanal, e em seguida, receberá o Santos (atualmente na 17ª posição com 30 pontos) na Neo Química Arena, provavelmente no domingo, dia 29.
Essa nova sequência de jogos também traz uma nova motivação para os jogadores, conforme reconhece Maycon:
“A gente vem de jogos muito difíceis contra adversários das partes superiores da tabela. A tabela não nos favoreceu nesse sentido, pois enfrentamos equipes lá de cima, e agora temos confrontos diretos. Temos que nos destacar em casa, somar pontos fora de casa também, a fim de nos distanciar e, assim, alcançar nossos objetivos no campeonato”, destacou o jogador.
Faltando 11 jogos para o fim da competição, Mano Menezes prefere transmitir a ideia de que o Corinthians se afastará da zona de rebaixamento e não enfrentará riscos de rebaixamento na reta final do Campeonato Brasileiro:
“Não estamos trabalhando sob a pressão desnecessária. Precisamos continuar pontuando da forma necessária daqui em diante”, afirmou.
Contra o América-MG, o treinador não poderá contar com Maycon, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Por outro lado, o zagueiro Lucas Veríssimo estará novamente disponível após cumprir a suspensão automática. A presença de Gabriel Moscardo, que sofreu uma torção no tornozelo, ainda é incerta.