O desemprego atingiu 7% no primeiro trimestre, segundo dados do IBGE

A taxa de desocupação está acima da do trimestre anterior, porém inferior à do mesmo período de 2024.

16/05/2025 10h39

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 7% no primeiro trimestre do ano. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira, 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de desocupação é superior ao registrado no trimestre anterior (terminado em dezembro de 2024), que era de 6,2%, porém menor que o dos três primeiros meses do ano passado (7,9%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tendência de aumento do desemprego no primeiro trimestre já é esperada, devido ao impacto do encerramento de contratos temporários, frequentes no final do ano devido ao Natal. Os 7% registrados neste período constituem o melhor desempenho da série histórica.

O estudo considera os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, evidenciando um índice de desocupação superior entre as mulheres (8,7% contra 5,7%, respectivamente) em relação aos homens. Em relação aos brancos, a taxa foi inferior à média nacional (5,6%), enquanto entre os pretos e pardos, a taxa ficou acima: 8,4% e 8%.

LEIA TAMBÉM:

Em termos de taxa de desemprego entre os estados, destacam-se os valores mais elevados em Pernambuco (11,6%), Bahia (10,9%) e Piauí (10,2%), enquanto os menores foram observados em Santa Catarina (3,0%), Rondônia (3,1%) e Mato Grosso (3,5%).

O IBGE divulgou dados sobre a informalidade, indicando que 38% da população ocupada se encontra nessa situação. As maiores taxas observadas foram no Maranhão (58,4%), Pará (57,5%) e Piauí (54,6%). As menores taxas foram em Santa Catarina (25,3%), Distrito Federal (28,2%) e São Paulo (29,3%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.