Dia a Dia

O dia 28 de abril marca o Dia Mundial da Educação

O Ministério da Educação (MEC) e o Inep contextualizam os resultados do Censo Escolar 2024. A pesquisa fornece informações sobre escolas, professores, gestores, turmas e alunos da educação básica.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançaram, em 9 de abril, os resultados da primeira fase do Censo Escolar 2024, que inclui dados sobre todas as escolas, professores, gestores e turmas, bem como as características dos alunos do ensino básico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Camilo Santana, ministro de Estado da Educação, destacou a importância do Censo Escolar para obter dados relevantes da educação, assegurando a transparência das informações e permitindo que as políticas tenham resultados efetivos. Ele anunciou que o MEC está consolidando novos dados de 2024 para apresentar os resultados de algumas políticas públicas, em especial do Pé-de-Meia. “O Censo Escolar já sinaliza a importância do programa. Inclusive, é um programa que a gente cruza três dados importantes: dos censos Escolar e Superior, do Cadênico [Cadastro Único] e da Gestão Presente, plataforma do MEC de dados da educação básica.”

O presidente do Inep, Manuel Palacios, ressaltou o processo de universalização do acesso à educação. “O país, há poucas décadas, não conhecia essa experiência de escolarização e, hoje, temos mais de 90% dos jovens e crianças até os 18 anos frequentando a escola básica. Além disso, temos taxas de universalização no ensino fundamental”, comentou Palacios.

Em 2024, o Brasil contabilizou cerca de 47,1 milhões de estudantes matriculados em aproximadamente 179,3 mil escolas, abrangendo todas as etapas educacionais. Observou-se uma redução de 0,5% nas matrículas em relação a 2023, correspondente a aproximadamente 216 mil alunos a menos. A rede pública registrou uma queda de cerca de 310 mil matrículas, enquanto a rede privada apresentou um crescimento de 1%. Carlos Eduardo Moreno Sampaio, do Inep, afirmou que essa variação é considerada normal e relacionada à dinâmica demográfica do país, ressaltando a importância da cooperação entre os governos federal, estadual e municipal para assegurar o atendimento à maioria dos estudantes da educação básica, principalmente nos municípios.

LEIA TAMBÉM!

O Censo Escolar, coordenado pelo Inep, reúne informações de todas as escolas do Brasil, que abrangem diferentes modalidades de educação básica.

Fonte: Jornal Cidade

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile