Negócios

O dolar desce para o valor de R$ 5,80 e a bolsa muda em aproximadamente 130.000 pontos devido às notícias sobre Donald Trump nos Estados Unidos e na Europa

Imagem de destaque do O dolar desce para o valor de R$ 5,80 e a bolsa muda em aproximadamente 130.000 pontos devido às notícias sobre Donald Trump nos Estados Unidos e na Europa

O dólar encerrou a sessão deste quinta-feira (17/4) – última antes do feriado prolongado da Páscoa, com uma tendência para baixaria; enquanto que o Mercados de Valores Brasileiros fechou em alta forte no final do dia, num clime mais otimista sobre um possível acordo entre Estados Unidos e os outros países a respeito das tarifas comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com analistas do mercado financeiro, o movimento da queda no dólar reflete um cenário global. Com as incertezas geradas pelo tarifação imposta por Donald Trump, a moeda dos Estados Unidos está perdendo valor em relação à boa parte das outras divisas.

Realce (Highlight)

Índice BVPSE (IBOVESPA)

Donald J. Trump voltou a atacar Federal Reserve (Fed), instituição monetária dos Estados Unidos que controla política do dinheiro americano.

Nesta quinta-feira, a repercussão no mercado financeiro foi causada pelos comentários feitos por o Presidente da Reserva Federal (Fed ou Banco Central dos EUA) em relação às taxas comerciais impostas pelo governo do presidente norte-americano Donald Trump sobre mais de cem países.

Ontem, Powell afirmou que as taxas impostas por Trump poderia influenciar na inflation do país, levando assim à necessidade de uma reação adicional da FED em relacionamento com aumento dos juros.

LEIA TAMBÉM!

“As taxas são maioradas doque os analistas previram e mesmo o esperado no nosso cenário mais extrema”, disse Powell, que participou nesse quarta-feira (16/4) de um evento em Chicago (EUA).

Podemos encontrarmos num cenário desafiante onde as meta-objetivos da nossa dupla missão entrarem em conflito. Caso isso aconteça, vamos considerar quantas distâncias estivermos de cada uma desses objetivos e os diferentes prazeiros temporais nos quais essas lacunas poderiam ser preenchidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Powell afirmou ainda que apesar da inflação ter desacelerado nos Estados Unidos, ela se encontra superior ao objetivo do Banco Central Federal (Federal Reserve), com taxas anuais em torno de 2%. Em março, o índice ficou em 2.4%, no acumulado mensal durante um ano.

Na sua última reunião, o Conselho federal do mercado aberto da Fazenda (Fomc) manteve inalterada a taxa básica dos juros na faixa entre 4,25% e 4,5%, anualmente.

O aumento dotaxabasejurídicoéumprincipalinstrumentodobanco centralparacontrolarinflação.

Públicamente, o FED tem sido objeto de críticas do presidente Trump, já teria solicitado à Autoridade Monetária uma redução das Taxas de Juro.

Quarta-Feira (nova data), o presidente Donald J. Trump reagiu àos comentários feitos pelo líder de Autoridades Monetarias dos Estados Unidos, repetindo sua exigência sobre redução das taxações de juros no país.

“Os preços do petróleo cairam e os alimentos estão mais baratos; as tarifas dos Estados Unidos aumentaram. O BCE já deveria ter reduzido taxa juros há algum tempo como feito pelo Banco Central Europeu em momentos anteriores, mas agora sem dúvida é horário para fazê-lo. A demissão de Powell não pode vir rapidamente o suficiente”, afirmou Trump (em tradução livre).

Estados Unidos não está com urgência para um acordo

Este sexta-feira (no original “This Thursday”), Trump mostrou claramente não estar ansioso por encerrar negociações sobre taxas de impostos com outras nações imediatamente (“Trump demonstrated that he is not in a hurry to close trade deals with other countries regarding tariffs”).

Haverá um acordo comercial. Eu espero firmemente que isso seja verdadeiro, mas serão termos justos no contrato”, disse Trump após uma reunião de almoço com Giorgia Meloni, a primeira-ministra da Itália em Washington (EUA), quando foi questionado por jornalistas sobre o andamento das negociações entre os Estados Unidos e União Europeia.

“Não estaremos empressurados. Teremos poucos obstáculos para alcançar uma concórdia tanto na União Europeia quanto com quaisquer demais partes”, afirmou o Presidente dos Estados Unidos.

No dia anterior, representantes do governo japonês não conseguiram alcançar acordo nas negociações sobre tarifação realizadas com autoridades americanas. De acordo com Trump: “Muitas conversações de alto nível estão ocorrendo entre diversos países.”

“Nós estamos avançando muito bem”, disse [alguém]. “A maioria deseja comercializar”.

Jaz interesses cair nas regiões europeias

Neste contexto global, as empresas e indivíduos que investem se manifestaram em quarta-feira quanto à determinação da Taxa Base dos Júrios do Banco Central Europeu (BCE) para a região europeia.

A autoridade monetária europeia anunciou uma redução de 0.25 ponto percentual nos juros esperada pelo mercado. as taxas seguem abaixando: – Taxa de depósito caiu para 2,25%; – A taxa de refinanciamento diminuiu até atingir o valor de 2,4% e; – As empréstimos tiveram sua taxa reduzida a partir dos 2.9%, chegando agora à marca registrada de 2,65%.

A Taxa de Juro da BC foi diminuída pelo menos 7 vezes desde Junho do último Ano.

A presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, declarou que a política tributária de Trump afetaria o desenvolvimento da Europa e poderia causar repercussões na inflação. “Pode-se prever que as tarifas terão impacto no crescimento”, disse ela.

“A influência sobre inflação se tornará mais clara ao decorrer do tempo. Ainda existem muita incerteza no cenário atual, com muitos eventos acontecendo nos próximas semanas e meses que serão decisivos.”

De acordo com dados fornecidos pelo Eurostat – agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE), a inflação na zona do euro no mês março diminuiu para 2,2%, contra os 2,3% registrado em fevereiro.

Resultou conforme previsto pelo setor financiero da economia em termos dos seus estimativas. Comparando-se com o mês anterior, houveram aumentos na taxa de inflação no valor de 0,6%. Isso também se enquadra dentro das expectativas estabelecidas previamente.

Na entrevista, a presidente do BCE afirmou que sua instituição continuará baseando suas decisões na política monetária nos dados e se absterá de especular sobre o percurso futuro das taxas de júri no bloco.

Em europa, principalmente os índices da bolsa de valor encerraram com queda, porém reduzirem suas baixadas em decorrência à decisão do BC-Européu (Banco Central Europeu). Na Ásia, as bolsas registram subida.

Na Estados Unidos, principalmente na Bolsa de Valores em Nova Iorque, as maiores índices não estiveram com uma único rumo.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile