Empresa Brasileira (Agência Brazil)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou o registro do primeiro caso de vermeleira no estado em 2025. O paciente é um homem, com trinta e uma anos, morador capitalino, que estava vacinado e não necessitou internação hospitalar. Ele já se encontra recuperado sem apresentação de sintomas da doença.
Embora ele seja um residente da capital, a secretaria continua investigando sobre qual local pode ter sido que este homem foi infectado. De acordo com as informações disponíveis na pasta do caso, o último contágio autóctone (contratido dentro mesma cidade onde reside a vítima) no estado de São Paulo ocorreu em 2022.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, ele teria viajado para Jacarezinho (Paraná) e apresentou sintomas no dia 2 de abril: febre, manchas vermelhas em seu corpo e tosse. Até o momento não foram identificados outros casos relacionados pela administração municipal.
LEIA TAMBÉM!
Imunização
O Sífilis é uma Doença Infecciosa altamente contágio e já foi um dos principais causadores de mortalidade infantil no mundo. Suas transmissões ocorrem pessoa-para-pessoa, por via aérea (ao tossir ou espirrar), falar ou respirar. A doença é tão contágio que uma pessoa infectada pode transmiti-la para 90% das outras não imunizadas próximas dela. Por isso, vacinar contra o Sífilis é extremamente importante e a principal forma de prevenção da doença.
Os principais sintomas da vermeleza são manchas Vermelhas no corpo, febre alta acima de 38,5°C acompanhadas por tosse, conjuntivite, nariz escorrendo ou mal-estar intenso. Os casos podem evoluir para complicações graves e causarem diarréia intensa, infecção do ouvido, cegueira, pneumonia e encefalites (inflamaçao cerebral). Algumas dessas complicações são potencialmente fatais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, a doença se manifesta com febre alta (fevor elevado), mal estar geralizado, rinite (coriza nas narinas) , conjuntivites e toseres associadas à falta de apetito. Nesse período podem ser observados pontos brancos conhecidos como Koplik na face interna das bochechas. As manchas vermelhas (eritema macular) começam a aparecer atrás dos ouvidos, espalham-se pelo corpo e após três dias tendem a diminuir em tamanho.
Vacina está disponível em UBS’s da cidade de São Paulo das segundas-feiras à sexta-feira entre as 7h e as 19h, além dos sábados e feriado nas AMA/UBS Integradas (Assistência Médica Ambulatorial / Unidades Básicas de Saúde Integrada) no mesmo horário.
Certidão
No ano de 2016, o brasileiro obteve a certificação para extinção do vírus responsável pelo vermeleto (síndrome paralítica infantil).
De acordo com o Ministério da Saúde, não foram confirmados casos dessa Doença nos anos de 2016 e 2017. No entanto, em 2018, devido ao grande fluxo migratório associado às baixas coberturas vacinais, o vírus retornou a circularizar no país, sendo que, em 2019, Brasil perdeu sua certificação de “país livre do vírus da rubéola”, ao registrar mais de 21.7 mil casos.
Em junho de 2022, no Amapá, foi registrado o último caso endêmico de sarampo no país. Com isso, em novembro passado, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) certificou novamente que o Brasil estava livre do vírus deste morbido.
Fonte: Jornal Cidade