Internacional

O Estado Islâmico reivindicou as explosões no Irã


O Estado Islâmico reivindicou as explosões no Irã
(Foto Reprodução da Internet)

O Estado Islâmico (ISIS, na sigla em inglês) assumiu a responsabilidade pelas duas explosões perto do local onde está enterrado o corpo do comandante militar Qasem Soleimani no sul do Irã, de acordo com o grupo de monitoramento terrorista SITE (The Search for International Terrorist Entities).

De acordo com a agência estatal de notícias IRNA, o ataque de quarta-feira (3) resultou em 84 mortes e 284 feridos, sendo o ataque mais letal no Irã desde a revolução de 1979.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira (4), o ISIS divulgou um comunicado alegando que dois homens-bomba detonaram seus coletes explosivos durante uma cerimônia em memória do quarto aniversário do assassinato de Soleimani, perto de seu túmulo na cidade de Kerman. Isso aconteceu mais de 24 horas após as explosões.

O grupo não apresentou mais provas e suas descrições das explosões são diferentes das relatadas pela mídia iraniana.

Continua depois da publicidade

O presidente do Irã, Ebhrahim Raisi, acusou Israel pelas explosões e avisou que haveria consequências. Os militares israelenses não quiseram comentar sobre o assunto, segundo informações divulgadas.

Antes do Estado Islâmico declarar, especialistas e um funcionário dos EUA disseram que a explosão parecia um ataque terrorista.

“Parece um ataque terrorista, o tipo de coisa que vimos o ISIS fazer no passado”, disse o oficial.


🔥 Recomendado para voçê 🔥