O Exame Nacional do Ensino Médio retomará sua função de certificado do ensino médio; saiba mais

Função retomada, agora para candidatos com idade superior a 18 anos e pontuação mínima nas avaliações.

1 min de leitura

Portão fechado no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), em Brasília encerrando a entrada dos candidatos para o primeiro dia de provas do Enem 2024, em Brasília. Um grupo de pessoas fantasiadas de super-heróis chegaram para o 'show dos atrasados' do lado de fora do portão. Segundo eles, o objetivo era desconstrair. | Sérgio Lima/Poder360 - 03.out.2024

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) retomará a possibilidade de as provas serem utilizadas para a certificação de conclusão do ensino médio e declaração parcial de proficiência a partir da edição de 2025. A mudança foi oficializada na sexta-feira (23.mai.2025) pelo MEC (Ministério da Educação).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A autorização fora cancelada em 2017. Para obter a certificação, o candidato deverá atender a três requisitos específicos.

Os candidatos que desejam utilizar o Enem para a certificação do ensino médio devem indicar essa opção durante o processo de inscrição. A certificação será válida em todo o país.

LEIA TAMBÉM!

Após a publicação dos resultados, os candidatos aprovados podem solicitar o certificado em uma unidade dos IFs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) ou nas instituições estaduais que tenham celebrado termo de adesão com o Inep.

É preciso apresentar a documentação exigida para a emissão do documento.

As inscrições para o Enem 2025 iniciarão na segunda-feira (26.mai) e poderão ser concluídas até 6 de junho. As provas objetivas e de redação serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a retomada da certificação pelo Enem, os estudantes passam a ter duas opções para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Antes da publicação da portaria, os estudantes contavam apenas com o Encceja, exame anual promovido pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile