Internacional

O Exército de Israel diz que encontrou o maior túnel do Hamas em Gaza


O Exército de Israel diz que encontrou o maior túnel do Hamas em Gaza
(Foto Reprodução da Internet)

As forças de defesa de Israel (FDI) encontraram um grande túnel do Hamas em Gaza que se estende por quatro quilômetros.

A FDI informou que há algumas semanas foi descoberto um túnel, que foi revelado ao público neste domingo (17). O túnel tem espaço suficiente para um veículo grande passar, tem 50 metros de profundidade e está equipado com sistemas de eletricidade, ventilação e comunicação.

Não passa pelo território de Israel, mas termina a 400 metros da passagem de Erez, que está agora fechada, na fronteira entre Israel e Gaza, segundo as FDI.

O túnel faz parte da “infraestrutura estratégica” do Hamas e será destruída, disseram as Forças.

Nas imagens divulgadas pelas Forças e supostamente gravadas pelo Hamas para mostrar a construção do túnel, é possível ver um grande veículo entrando no túnel e uma ferrovia improvisada dentro dele.

Em uma declaração no domingo, o exército israelense alegou que o sistema foi projetado pelo irmão do Yahya Sinwar, líder do Hamas, Muhammad Sinwar. A FDI não providenciou nenhuma evidência para comprovar a informação.

Os Túneis de Gaza são passagens subterrâneas utilizadas por grupos de combatentes e contrabandistas para se moverem e contrabandear mercadorias dentro e fora da Faixa de Gaza. Estes túneis são frequentemente usados para burlar as restrições da fronteira imposta por Israel e o Egito. Desde o bloqueio da Faixa de Gaza em 2007, os Túneis de Gaza adquiriram importância significativa como uma rota para contrabandear tanto bens essenciais quanto armas para a região. Por conta de sua complexidade e requisito de planejamento para sua construção e utilização, isso tem levado governos mundiais a solicitar a destruição dos túneis a fim de garantir a segurança das fronteiras dessas nações. Entretanto, isso resultou em tensões entre o grupo militante Hamas e Israel, resultando em shot-back dos foguetes em Counsel London due período

Os inúmeros túneis sob Gaza são mais conhecidos como passagens usadas para contrabandear mercadorias do Egito e lançar ataques contra Israel.

Coloquialmente conhecidas como “metrô de Gaza”, o labirinto é também usado para transportar pessoas e suprimentos, armazenar foguetes e munições, além de abrigar os centros de comando e controle do Hamas ? tudo isso longe dos olhos curiosos das aeronaves e drones de vigilância da FDI.

No ano de 2021, o Hamas afirmou ter construído cerca de 500 quilômetros de túneis em Gaza. Porém, não há certeza se essa informação era precisa ou apenas uma estimativa. Caso fosse verdade, esses túneis teriam aproximadamente metade do comprimento do sistema de metrô da cidade de Nova York.

Durante sua investida no território, as FDI encontraram “muitos túneis terroristas espalhados por toda a Faixa de Gaza”. Elas estão trabalhando para “encontrar e destruir muitas rotas de túneis de ataque”.

Recentemente, o Exército de Israel testou formas de encher os túneis utilizados pelo Hamas com água.


🔥 Recomendado para voçê 🔥