O exército ucraniano e analistas relataram nesta terça-feira (12) que as forças russas estão avançando rapidamente em um setor estratégico da frente de batalha no leste da Ucrânia, em meio a poucos dias de um encontro entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou na rede social X que a Rússia não está se preparando para finalizar a guerra, e sim para lançar novos ataques.
O exército russo, que invadiu a Ucrânia em 2022, realizou progressos constantes nos últimos meses ao longo da linha de frente e declara ter incorporado quatro regiões ucranianas que busca controlar.
LEIA TAMBÉM!
● EUA cancelam visto de secretário do Ministério da Saúde devido à sua ligação com o programa “Mais Médicos”
● A Casa Branca examinará museus em Washington com o objetivo de remover narrativas consideradas tendenciosas
● Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina, solicita a suspensão da penhora de ativos determinada pelo Judiciário
O Exército ucraniano relata combates na área de Kucheriv Yar, região leste de Donetsk, confirmando o avanço russo. O blog DeepState, ligado às forças armadas, indica quase 10 quilômetros de progresso russo nos últimos dois dias.
O trecho agora sob controle da Rússia representa uma ameaça à cidade mineradora de Dobropillia, onde os civis iniciaram a evacuação em razão dos ataques russos por meio de drones.
O avanço russo representa também uma ameaça à devastada cidade de Kostiantinivka, a última grande área urbana de Donetsk ainda sob controle ucraniano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O influenciador militar Sternenko escreveu no Telegram que as forças russas assumiram o controle de trechos de uma estrada que conecta cidades residenciais em Donetsk.
O Instituto para o Estudo da Guerra, sediado nos Estados Unidos, apontou que “grupos russos de sabotagem e reconhecimento estariam infiltrando áreas próximas de Dobropillia”. Os próximos dias serão decisivos para evitar o ataque russo a essa cidade, de acordo com o instituto.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem agendada uma reunião para sexta-feira com o presidente russo, Vladimir Putin, para abordar a guerra na Ucrânia. Os chefes de Estado europeus buscam assegurar que os interesses ucranianos sejam considerados.
Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan