O exército venezuelano está distribuindo mapas para o público com território da Guiana inclusa
09/12/2023 às 16h05
As forças armadas da Venezuela estão compartilhando com as pessoas mapas que mostram a região de Essequibo como parte do território venezuelano.
Em publicação feita na conta oficial da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) da rede social X, antigo Twitter, a FANB afirma estar distribuindo o “mapa oficial da República Bolivariana da Venezuela, de acordo com o referendo popular de 3 de dezembro”.
“A partir do estado Bolívar, a FANB está protegendo nossa soberania e a vontade do povo, conforme indicado no mapa da República Bolivariana da Venezuela, que inclui nosso território Essequibo.”
No dia 3 de dezembro, em um referendo, a população da Venezuela votou favorável as medidas que podem resultar na anexação da região de Essequibo, atualmente pertencente à Guiana.
Após o resultado da votação, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro afirmou que era um momento de “celebração da grande vitória do povo da Venezuela no referendo consultivo pela defesa da nossa Guiana Essequiba”.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
Em 1899, quando a Guiana ainda era governada pelo Império Britânico, as partes envolvidas chegaram a um acordo para definir a fronteira do território disputado.
Nos últimos anos, a Venezuela começou a reivindicar o território depois de encontrar aproximadamente 11 bilhões de barris de petróleo e gás na costa da Guiana.
A briga entre a Venezuela e a Guiana chamou a atenção no mundo todo e foi discutida na reunião do Conselho de Segurança da ONU na sexta-feira passada (8).
Um vídeo compartilhado na postagem da GNB mostra uma militar venezuelana dizendo que “agora mais do que nunca, a pátria é apenas a Venezuela.”