Internacional

O exército venezuelano está distribuindo mapas para o público com território da Guiana inclusa


O exército venezuelano está distribuindo mapas para o público com território da Guiana inclusa
(Foto Reprodução da Internet)

As forças armadas da Venezuela estão compartilhando com as pessoas mapas que mostram a região de Essequibo como parte do território venezuelano.

Em publicação feita na conta oficial da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) da rede social X, antigo Twitter, a FANB afirma estar distribuindo o “mapa oficial da República Bolivariana da Venezuela, de acordo com o referendo popular de 3 de dezembro”.

Continua depois da publicidade

“A partir do estado Bolívar, a FANB está protegendo nossa soberania e a vontade do povo, conforme indicado no mapa da República Bolivariana da Venezuela, que inclui nosso território Essequibo.”

No dia 3 de dezembro, em um referendo, a população da Venezuela votou favorável as medidas que podem resultar na anexação da região de Essequibo, atualmente pertencente à Guiana.

Após o resultado da votação, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro afirmou que era um momento de “celebração da grande vitória do povo da Venezuela no referendo consultivo pela defesa da nossa Guiana Essequiba”.

Continua depois da publicidade

Em 1899, quando a Guiana ainda era governada pelo Império Britânico, as partes envolvidas chegaram a um acordo para definir a fronteira do território disputado.

Nos últimos anos, a Venezuela começou a reivindicar o território depois de encontrar aproximadamente 11 bilhões de barris de petróleo e gás na costa da Guiana.

A briga entre a Venezuela e a Guiana chamou a atenção no mundo todo e foi discutida na reunião do Conselho de Segurança da ONU na sexta-feira passada (8).

Um vídeo compartilhado na postagem da GNB mostra uma militar venezuelana dizendo que “agora mais do que nunca, a pátria é apenas a Venezuela.”


🔥 Recomendado para voçê 🔥