O FGTS irá destinar cerca de R$ 13 bilhões do resultado financeiro de 2024
O rendimento do fundo deverá ser de 6,05%, superior à inflação.

Cerca de 134 milhões de trabalhadores receberão 12.929 bilhões de reais do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2024. O valor corresponde a 95% do lucro de 13,61 bilhões registrado no ano anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Conselho Curador do FGTS aprovou, em Brasília, nesta quinta-feira 24, o balanço do fundo no ano passado. A distribuição dos lucros também foi definida na reunião de julho. Após um lucro recorde de 23,4 bilhões de reais em 2023, o FGTS obteve quase 10 bilhões de reais a menos em 2024.
Com a distribuição dos rendimentos, o FGTS apresentará rentabilidade de 6,05% em 2024, superior à inflação oficial de 4,83% registrada em 2023.
LEIA TAMBÉM:
● A administração Biden considera que o Brasil não participou de forma consistente das discussões com os EUA
● Ex-gestor exige 15 milhões do banco; instituição alega prática fraudulenta
● Executivo Lula analisa ações para salvaguardar postos de trabalho diante de tarifas dos EUA
Em 2023 e 2022, o FGTS distribuiu 99% dos lucros aos cotistas. Em 2021, 96% do resultado positivo foram compartilhados.
A redução do lucro em 2024 se deveu ao fato de que, em 2023, o FGTS obteve um lucro adicional de 6,6 bilhões de reais proveniente da reestruturação do fundo que financiou a reconstrução do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. O restante da queda foi resultado das enchentes no Rio Grande do Sul, que aumentaram os saques no FGTS em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024, o FGTS registrou arrecadação de 192 bilhões de reais, representando um crescimento de 9% em comparação com os 175,4 bilhões arrecadados em 2023. Esse resultado é atribuído à diminuição da taxa de desemprego e ao incremento da formalização no mercado de trabalho.
Os levantamentos indicaram um total de 163,3 bilhões de reais em saques, com um aumento de 15%. A Caixa Econômica Federal, como administradora do FGTS, observou que as inundações no Rio Grande do Sul impactaram as retiradas.
Vencimento do pagamento
Um trabalhador pode possuir múltiplas contas no FGTS, com um total de 12.969 bilhões de reais distribuídos entre 235 milhões de contas. O valor é repartido proporcionalmente ao saldo existente em cada conta em 31 de dezembro do ano anterior.
A Caixa Econômica Federal possui até 31 de agosto para efetuar o crédito da parte dos lucros do FGTS entre os participantes.
De acordo com a legislação, o FGTS rende 3% ao ano acrescidos da taxa referencial (TR). Contudo, a distribuição de lucros – implementada a partir de 2017 – aumenta o desempenho do fundo. O crédito – rendimento tradicional somado à distribuição do lucro – é adicionado ao saldo da conta.
Em 2024, o Supremo Tribunal Federal determinou que o fundo deverá ser corrigido com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), embora essa correção não se aplique aos estoques das contas, sendo válida a partir da publicação do resultado do julgamento.
Se o resultado da distribuição do lucro por trabalhador e do rendimento de 3% ao ano mais a TR forem inferiores à inflação, o Conselho Curador é obrigado a estabelecer uma forma de compensação para que a correção atinja o IPCA.
Verificar o saldo
O empregado pode consultar o saldo da FGTS através do aplicativo FGTS, disponível para dispositivos com sistema Android e iOS.
Caso não seja possível realizar a consulta pela internet, é possível solicitar o extrato pessoalmente em qualquer agência da Caixa.
O banco também disponibiliza o extrato do FGTS em formato físico a cada dois meses, no endereço cadastrado.
Para alterar o endereço de residência, é necessário contatar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e comunicar o novo endereço.
É possível realizar o levantamento de dinheiro?
Todavia, o resgate poderá ser realizado conforme as normas estabelecidas, tais como demissão sem justa causa, aquisição da casa própria, doenças graves ou saque-aniversário.
Fonte por: Carta Capital