Tecnologia

O Flipper Zero pode causar travamentos em iPhones que usam iOS 17


O Flipper Zero pode causar travamentos em iPhones que usam iOS 17
(Foto Reprodução da Internet)

Os iPhones com iOS 17 estão susceptíveis a ataques por Bluetooth do dispositivo Flipper Zero. Um especialista em segurança descobriu que os celulares da Apple podem sofrer com os ataques frequentes do Bluetooth Low Energy (BLE). A informação foi divulgada pelo site Ars Technica.

Segundo o pesquisador Jeroen van der Ham, há um firmware customizado do Flipper Zero chamado Flipper Xtreme com a função especial “iOS 17 Lockup Crash”. O recurso faz solicitações de Bluetooth em sequência para o iPhone até que o dispositivo trave. iPads também são vulneráveis ao ataque.

Continua depois da publicidade

O Flipper Zero com software personalizado pode travar iPhones que possuam o iOS 17.

Embora seja difícil encontrar um Flipper Zero no Brasil, o firmware personalizado pode ser baixado pelo Discord. Isso torna o dispositivo mais perigoso, pois é fácil de encontrar.

Continua depois da publicidade

No entanto, o recurso não funciona em versões antigas do sistema operacional. É possível que haja alguma diferença no iOS 17 que faz o iPhone exposto às interferências do Flipper Zero.

Os sistemas Android e Windows têm suas próprias vulnerabilidades em termos de segurança.

O BLE é uma vulnerabilidade em celulares Android e computadores com Windows. O Flipper Zero pode enviar várias solicitações de pareamento para esses dispositivos, causando pop-ups infinitos.

O Flipper Zero tem uma função semelhante disponível em um aplicativo para Android. Um desenvolvedor criou um recurso que transforma o receptor de sinal BLE de celulares Android em uma ferramenta de spam, permitindo enviar notificações para dispositivos próximos.

Mas no Android é bastante simples resolver esse problema. Basta o usuário desativar as notificações nas configurações do Nearby Share no menu. Assim, as solicitações frequentes deixam de ser incomodas.

Como evitar os ataques no iOS 17?

Para donos de iPhones com o iOS 17 preocupados com o Flipper Zero, a melhor opção é desativar o Bluetooth.

Com a popularização dessa brecha, é provável que a Apple trabalhe em uma solução para evitar o problema, ou seja, evitar que o sistema tenha falhas. Até o momento, o iOS 17.1 continua vulnerável ao ataque e ainda não há uma previsão para o lançamento de correções.


🔥 Recomendado para voçê 🔥