Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. O foco é a eficiência do Estado, afirma coordenador da reforma administrativa

O foco é a eficiência do Estado, afirma coordenador da reforma administrativa

O deputado Pedro Paulo, na frente do grupo de trabalho recentemente constituído na Câmara, declarou à CNN que a intenção é apresentar uma proposta em 45 dias.

Por: Redação ZéNewsAi

23/05/2025 5:29

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), que foi indicado nesta quinta-feira (22) como coordenador do novo grupo de trabalho da Câmara sobre a reforma administrativa, visa apresentar uma proposta sobre o tema em 45 dias.

Ele afirmou, em entrevista à CNN, que a redução de despesas no serviço público não pode ser o foco principal das discussões. O foco tem que ser a eficiência e a modernização do Estado.

Pedro Paulo não pretende realizar um grande volume de audiências públicas, como se deu em 2023 com outro GT, referente à reforma tributária.

Leia também:

Tarcísio de Freitas Amplia Liderança em Pesquisa para Reeleição em SP!

Tarcísio de Freitas Amplia Liderança em Pesquisa para Reeleição em SP!

João Campos Amplia Liderança em Pesquisa de Intenção de Voto em Pernambuco!

João Campos Amplia Liderança em Pesquisa de Intenção de Voto em Pernambuco!

Fim da Jornada 6×1: Surpreendente Apoio da População Revela Detalhes Chave!

Fim da Jornada 6×1: Surpreendente Apoio da População Revela Detalhes Chave!

A proposta contempla um direcionamento mais voltado para a esfera executiva, com reuniões e diás com centros de estudo e instituições de pesquisa, além da participação de economistas especializados na reforma administrativa.

O grupo de trabalho foi formado pela iniciativa do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a partir da divisão do projeto de lei que asseguraria aumentos aos servidores federais em 2025 e 2026.

O PL 1466/25 – aprovado nesta quarta-feira – também reestrutura critérios para o avanço nas carreiras, transforma cargos e unifica o recebimento de gratificações quando da aposentadoria.

Uma parcela do projeto, contudo, não foi implementada. Ela abordava progressão funcional, realocação e desenvolvimento de carreira.

A liderança da Câmara considerou que essas propostas se opunham a uma reforma administrativa que priorizasse a eficiência do serviço público e o controle dos gastos.

Diante do grupo de trabalho, que ainda não teve seus integrantes definidos pelos partidos, Pedro Paulo almeja uma proposta equilibrada após as conclusões.

Ele reconhece que a reforma administrativa é alvo de forte rejeição de parte expressiva da base eleitoral do PT e vê uma equação possível, apesar do tema ser difícil à medida que se aproxima o período eleitoral.

“Buscaremos elaborar algo tecnicamente correto e aceitável politicamente”, enfatiza.

A proposta de emenda parlamentar 32, proposta pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020 e que obteve aprovação preliminar em comissão na legislatura anterior, não é considerada um modelo pelo parlamentar.

Sob sua perspectiva, a proposta de emenda constitucional acabou sendo “contaminada” por uma ótica de redução de despesas.

Para o coordenador do GT, a questão dos supersalários e a existência de gatilhos para determinar reajustes salariais dos servidores são pontos que necessitam ser debatidos e, posteriormente, incorporados em uma nova proposta de reforma.

O ponto de partida, contudo, reside na busca por eficiência. Pedro Paulo antecipa quatro fases de discussões: estratégia, admissão no serviço público, desenvolvimento de carreira e aposentadoria/inatividade.

Ao abordar a entrada na administração pública, o parlamentar destaca que várias funções podem ter não apenas servidores estatutários, mas também celetistas temporários.

Pedro Paulo considera que as carreiras no serviço público podem ser diminuídas e menos rígidas, com concursos menos discriminatórios, e prazos mais amplos para promoção.

Ele destaca como um aspecto fundamental são as avaliações de desempenho. “É preciso ter metas e indicadores de performance claros”, afirma.

Pedro Paulo é simpático à ideia de metas coletivas – em temas como saúde, educação, gestão orçamentária – para grupos de servidores, autarquias como um todo, secretarias em ministérios.

A defesa é que o alcance de metas possa resultar em bônus e reconhecimentos, ainda que sem inclusão automática em seus salários.

É também favorável a um modelo de “programa de líderes” no funcionalismo público, em que servidores em posições-chave possam receber bônus especiais, por meio do alcance de metas – neste caso, metas individuais.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
eficiência do estadogrupo de trabalhoreforma administrativaservidores federais
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

Totvs: IA e Estratégia Defensiva em Meio a Desafios no Mercado de Software em 2026

12/02/2026 10:31 | 2 min de leitura

● McDonald’s Responde ao Boom de GLP-1: Novos Cardápios em Teste!

12/02/2026 11:01 | 1 min de leitura

● Bad Bunny Bombeia Streams: Fator Grammy e Hits Explodem nos EUA!

12/02/2026 9:26 | 1 min de leitura

● Piloto é Denunciado por Homicídio Doloso: Caso Chocante no DF!

12/02/2026 13:53 | 1 min de leitura

● Itumbiara em choque: Secretário e filhos fatídico caso que abala Goiás!

12/02/2026 12:54 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!