Economia

O Governo criou a Secretaria de Direitos Digitais para tornar a internet mais segura


O Governo criou a Secretaria de Direitos Digitais para tornar a internet mais segura
(Foto Reprodução da Internet)

O Governo Federal anunciou ontem (31) a criação da Secretaria de Direitos Digitais, órgão que ficará responsável por elaborar medidas que tornem a internet brasileira mais segura. A nova entidade ficará na estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A secretaria será responsável por várias atividades, incluindo o Programa de Boa na Rede. Esse programa é uma biblioteca virtual que ajuda pais e responsáveis a proteger crianças na internet.

Continua depois da publicidade

Os responsáveis pela nova instituição também irão trabalhar na criação de ações para proteger direitos no ambiente digital. Isso inclui políticas para ajudar e proteger vítimas de crimes online.

A Secretaria de Direitos Digitais também atuará em melhorias na legislação relativa à proteção de dados, além de cooperar com outros órgãos de governo. A pasta também representará o MJSP em eventos internacionais que debatam a segurança online.

Continua depois da publicidade

A criação da nova Secretaria é importante para organizar o trabalho que estamos fazendo diante do desafio de proteger os direitos e as liberdades públicas na era digital. Isso é fundamental para preservar a ordem jurídica e as garantias constitucionais”, afirmou Estela Aranha, responsável por coordenar essa nova área.

Quem é Estela Aranha?

A advogada Estela Aranha é a pessoa responsável pela nova Secretaria de Direitos Digitais. Ela se formou na Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Direito Constitucional pelo IDP. Estela é especializada em Regulação, Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados.

Ela tem uma longa carreira tanto na academia quanto no mercado, com 20 anos de experiência em Regulação, Políticas Públicas e Relações Institucionais. Além disso, ocupa cargos importantes, sendo presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ e também presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB.

A Lei de Segurança Online do Reino Unido – Online Safety Act (“OSA”)- entra em vigor determinando os conteúdos ilegais que as plataformas deverão abordar e conferem às plataformas um “dever de cuidado” sobre o que os seus utilizadores – especialmente as crianças – veem online.

Antes de ser secretária de Direitos Digitais, Estela Aranha trabalhava como assessora especial de Direitos Digitais no Ministério da Justiça e Segurança Pública.


🔥 Recomendado para voçê 🔥