Internacional

O governo de Milei indica ao Brasil o desejo de fazer um acordo entre Mercosul e UE, de acordo com fontes


O governo de Milei indica ao Brasil o desejo de fazer um acordo entre Mercosul e UE, de acordo com fontes
(Foto Reprodução da Internet)

Integrantes do governo Milei afirmaram a diplomatas brasileiros que pretendem fechar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia durante sua gestão na Casa Rosada.

Os novos negociadores da Argentina já entraram em contato com os brasileiros e mostraram interesse no acordo, de acordo com fontes diplomáticas brasileiras. Eles também disseram que algumas restrições impostas pelo governo anterior de Alberto Fernández não são necessárias.

Sobre o Mercosul em si, foi mencionada a necessidade de melhorar e tornar mais eficaz, além de fazer mais acordos externos para o bloco.

Outros sinais sobre os rumos da relação foram dados com mais ênfase em um encontro nesta segunda-feira (11) no Palácio San Martin, que funciona como um cerimonial do Ministério das Relações Exteriores argentino.

No encontro, diplomatas e empresários brasileiros e argentinos se reuniram com a nova chanceler do país vizinho, Diana Mondino. Durante a reunião, foram discutidas demandas e dúvidas de ambos os lados. Além disso, foram passados dois recados relacionados ao comércio entre os países.

Mondino falou que o novo governo queria eliminar obstáculos para enviar dinheiro entre os dois países e também para importar materiais. Ele pediu um pouco de paciência, pois as restrições estavam sendo analisadas com cuidado pela nova equipe econômica.

A diplomacia brasileira aposta que as relações entre Brasil e Argentina avancem inicialmente no campo comercial, o que pode contribuir para um maior amadurecimento das relações pessoais entre os presidentes Javier Milei e Luiz Inácio Lula da Silva.

Não é necessário se preocupar muito com marcar um encontro ou telefonema em breve. Não é considerado essencial no momento. O objetivo principal é manter e fortalecer as relações comerciais.

Os diplomatas do Brasil estão elogiando Diana Mondino e acham positivo que ela tenha selecionado diplomatas de carreira para trabalhar no seu Ministério. Esse fato é considerado um sinal importante.

Milei e o chanceler Mauro Vieira conversaram brevemente durante a posse no domingo. Milei expressou sua vontade de trabalhar com os brasileiros, enquanto Vieira mencionou ter sido embaixador em Buenos Aires. Milei respondeu que a Argentina sempre será sua casa.


🔥 Recomendado para voçê 🔥