O aumento segue o cronograma aprovado em 2023 pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex).
O governo federal aumentou nesta terça-feira (1º) a cobrança do imposto de importação sobre veículos eletrificados, em cumprimento a um cronograma aprovado em 2023 pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex).
A resolução estabelece que, a partir de janeiro de 2024, veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in importados serão gradualmente tributados. O aumento da tributação ocorrerá até 2026, visando incentivar a produção nacional de veículos menos poluentes.
As alíquotas seguem o seguinte cronograma:
(Informação ausente no texto)
Cotas com isenção até 2026.
Mesmo com a tributação, as montadoras poderão continuar importando veículos com isenção do imposto, respeitando limites anuais de valor, válidos até 30 de junho de 2026.
Há mais de um ano, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) pressiona o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para adiantar o aumento das tarifas. O setor argumenta que a isenção prolongada beneficia importações em prejuízo da produção nacional.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!