O governo eleva o imposto de importação para veículos elétricos e híbridos
O aumento segue o cronograma aprovado em 2023 pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex).

Aumento da Tributação sobre Veículos Eletrificados
O governo federal aumentou nesta terça-feira (1º) a cobrança do imposto de importação sobre veículos eletrificados, em cumprimento a um cronograma aprovado em 2023 pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A resolução estabelece que, a partir de janeiro de 2024, veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in importados serão gradualmente tributados. O aumento da tributação ocorrerá até 2026, visando incentivar a produção nacional de veículos menos poluentes.
Cronograma de Tributação para Veículos Híbridos
As alíquotas seguem o seguinte cronograma:
LEIA TAMBÉM:
● Estados Unidos suspendem restrições sobre softwares de design de chips e etano à China
● Deputado democrata registra fala mais extensa na Câmara dos EUA
● Endividamento das famílias atinge 78,4% em junho
Percentuais para Veículos Híbridos Plug-in
(Informação ausente no texto)
Tributação para Veículos Totalmente Elétricos
Cotas com isenção até 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com a tributação, as montadoras poderão continuar importando veículos com isenção do imposto, respeitando limites anuais de valor, válidos até 30 de junho de 2026.
Há mais de um ano, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) pressiona o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para adiantar o aumento das tarifas. O setor argumenta que a isenção prolongada beneficia importações em prejuízo da produção nacional.
Fonte por: CNN Brasil